Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dilma Rousseff anuncia mais dez ministros; quatro deles são senadores

Mais dez ministros foram anunciados nesta quarta-feira pela presidente eleita Dilma Rouseff. Quatro deles são senadores: Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que vai para o Ministério da Previdência Social; Edison Lobão (PMDB-MA), para o Ministério de Minas e Energia; Ideli Salvatti (PT-SC), para o Ministério da Pesca; e Alfredo Nascimento (PR-AM), que foi ministro dos Transportes e deve voltar à pasta. Eles se juntam a Aloizio Mercadante (PT-SP), já confirmado como ministro da Ciência e Tecnologia.

Também foram anunciados os nomes da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), para a Secretaria Especial de Direitos Humanos; do atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para o Ministério das Comunicações; do ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco (PMDB-RJ) para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, com status de ministério; do deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA), para o Turismo; e da ex-diretora de jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Helena Chagas, para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB-SP), deve ser mantido no cargo.

Michel Temer

Após encontro com o presidente do Senado, José Sarney, no início da noite desta quarta-feira (8), o presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente eleito da República, Michel Temer, demonstrou satisfação com a participação do PMDB no futuro Ministério da presidente Dilma Rousseff.

Temer considerou “equitativa” a distribuição dos cargos e lembrou que as indicações de outros partidos aliados também devem ser anunciadas em breve.

– Estou satisfeito, o PMDB ficou do mesmo tamanho; a participação [do partido] no governo Dilma, no nosso governo, é a mesma participação que se deu no governo Lula – observou.

O deputado anunciou ainda que se licenciará da presidência do PMDB a partir do dia 1º de janeiro, quando tomará posse no cargo de vice-presidente da República. Em seu lugar, assumirá o 1º vice-presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).  (Agência Senado)

Sair da versão mobile