Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em audiência, Gladson recebe garantia de manutenção de viaturas do Juruá

gladson_e_marcia_10

Numa audiência solicitada pelo deputado federal Gladson Cameli (PP), a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, garantiu na manhã desta sexta-feira, 10, a devida manutenção e reparos mecânicos nas viaturas policiais do Vale do Juruá atendendo a um apelo do parlamentar, da população e do próprio Comando da Polícia Militar da região. 

No encontro, realizado na sede da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), estiveram presentes também o Subcomandante da Polícia Militar no Estado, Cel. Paulo Cézar e o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Cel. Amarildo Nascimento.

 Ao ser indagada por Cameli sobre uma solução imediata para o problema, Márcia informou que das quatro viaturas que apresentam defeitos mecânicos, duas já foram reparadas, e que a empresa responsável pela manutenção está agilizando a recuperação das demais com previsão de conclusão até o final da próxima semana.
“Os serviços de manutenção das viaturas do Juruá já são terceirizados, mas as dificuldades de acesso durante o inverno sempre prejudicam o trabalho da empresa responsável pela recuperação dos carros policiais. Com a conclusão da BR-364, acredito que estamos bem próximo de resolver de uma vez por todas esses problemas”, disse a secretária.

A idéia é que assim que a BR-364 tiver tráfego intenso após sua total pavimentação as viaturas para a região sejam locadas, o que reduzirá problemas com mão-de-obra e consequentemente a redução de transportes que atendem as demandas policiais.

“A média de vida útil de uma viatura policial é de cerca de dois anos devido a intensa utilização em diligências, transporte de presos e deslocamentos administrativos, e por isso mesmo é inevitável os desgastes de viaturas com tão pouco tempo de uso”, justifica a secretária.

Na opinião de Gladson Cameli, o ideal é que a Secretaria instale uma oficina mecânica no Vale do Juruá, mais precisamente no município de Cruzeiro do Sul.

Segundo a secretária, para isso é necessário um processo licitatório, que inclusive já foi realizado incluindo também a aquisição de pneus exclusivamente para Cruzeiro do Sul. As peças de reposição estão previstas para chegarem ao Juruá até o dia 20 de dezembro.

O Subcomandante Paulo Cézar informou ao deputado que com a integração dos municípios de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o governo pretende mudar a composição da frota da região e instalar de fato uma oficina mecânica em Cruzeiro do Sul para colocar fim ao impasse.

Para o deputado Gladson Cameli, a audiência foi satisfatória haja vistas que não há inércia por parte da Secretaria de Segurança Pública sobre o caso, o que tranqüiliza a ele e a população.

“Problemas existem, e o que precisamos fazer é nos mobilizarmos para solucionar estas questões. Tomei conhecimento da tentativa da Sejusp de solucionar essa questão da manutenção de viaturas policiais do Juruá, e me coloco a disposição para continuar ajudando no que for necessário para evitar o crescimento da violência e da impunidade no nosso Estado”, afirmou o deputado.

A aquisição de viaturas para o Vale do Juruá inclui várias emendas do deputado Gladson Cameli, que tem a segurança pública como uma das prioridades de seu mandato. “Estarei acompanhando este caso, e pronto para continuar lutando por melhorias para as policiais do nosso Acre”, frisou.
Atualmente, o Vale do Juruá conta com uma frota de 28 veículos, incluindo camionetes rangers traçadas, paratis, barcos e motos. Dos 28 veículos, 20 foram adquiridos entre os anos de 2009 e 2010. (Assessoria)

 

Sair da versão mobile