1 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Justiça determina a nulidade das supostas provas contra Jorge Viana

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/12/2010 - 05:13
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Acre decidiu a unanimidade, reconhecer a incompetência do magistrado Romário Divino Farias e declarar a nulidade de todas as suas decisões, bem como todas as supostas provas colhidas em conseqüência disso no inquérito em que o senador eleito Jorge Viana é acusado de prática de irregularidades na campanha eleitoral deste ano.
Jorge1612
A decisão, por cinco votos a zero, incluindo o voto do presidente da corte, desembargador Arquilau de Castro Melo, determinou a nulidade de todos os procedimentos em virtude de ilegalidades manifestadas nos autos e, sobretudo, a incompetência do juiz Romário Divino Farias para decidir e determinar interceptações telefônicas sem que houvesse a necessária distribuição da representação ao juiz natural na corte eleitoral.

Durante o julgamento, as juízas Denise Bonfim e Alexandrina Melo reconheceram a ilegalidade e decidiram ainda pelo trancamento de todo inquérito. Já os juízes Marcelo Bassetto e Laudivon Nogueira, bem como o desembargador presidente da corte, Arquilau de Castro Melo, reconheceram a ilegalidade dos procedimentos, mas entenderam que deveriam somente anular todas as provas colhidas até então.

Na prática isso significa que o inquérito pode prosseguir, mas sem as supostas provas, tendo somente a denúncia anônima como base. E ocorrendo tal situação, a representação deve ser novamente protocolada no TRE e distribuída automaticamente por sorteio a um dos juízes da corte e não direcionada a um em especial, como foi feito no caso. O processo continua correndo em segredo de Justiça.

O Tribunal Regional Eleitoral também aprovou, por unanimidade, a prestação de contas do comitê financeiro e as contas pessoais de Jorge Viana e do governador eleito Tião Viana.

Ao final do julgamento, o advogado de Jorge Viana, Odilardo Marques disse que a decisão da corte é uma etapa que se conclui na corte eleitoral, reconhecendo a ilegalidade de todo um procedimento que foi imposto ao ex-governador Jorge Viana e alguns empresários locais, “reconstruindo o estado de direito que foi violado pela atuação equivocada e ilegal tanto do magistrado como da Polícia Federal”.

Odilardo Marques disse ter convicção plena de que a decisão de forma nenhuma “tem o cunho de blindar o meu cliente Jorge Viana ou qualquer outra pessoa”. Na avaliação o advogado, a decisão dos magistrados apenas resgata estado de direito que foi violado em todo o procedimento.

“A decisão só deixa transparecer que a justiça existe, é implacável e corrobora com práticas da FPA na campanha que foram legítima e lícitas. E a prova disso é aprovação de todas as contas dos candidatos da FPA, sem qualquer ressalva”, disse Marques.

No que se refere às ações recentes do Ministério Público Eleitoral, Marques entende que elas dizem respeito à atividade funcional do órgão ministerial, as respeita, mas diz ter a convicção plena de que todas as acusações serão anuladas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Vamos combater e derrubar pontualmente cada uma das acusações, pois o que deve prevalecer é a vontade soberana do povo, que escolheu Tião Viana como governador do Acre, Jorge Viana como senador da República”, disse o advogado.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

FPA manifesta solidariedade a Tião, Jorge, Edvaldo e César

Próxima Notícia

CBF divulga tabela da Copa do Brasil 2011

Mais Notícias

Alan Rick diz estar alinhado ao Republicanos e possível filiação ao partido ganha força
Destaques Cotidiano

Alan Rick diz estar alinhado ao Republicanos e possível filiação ao partido ganha força

01/09/2025
Dr. Thor Dantas - Foto: Arquivo
POLÍTICA

Com dados científicos, Thor Dantas contesta Márcio Bittar e reforça eficácia da vacina contra a Covid

01/09/2025
Foto: Anne Nascimento
Destaques Cotidiano

Bocalom prorroga facilidades do Refis 2025 por mais dois meses

01/09/2025
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
POLÍTICA

Defesa de Bolsonaro mira em condenação mais leve e prisão domiciliar

31/08/2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro em interrogatório ao STF  • Reprodução/TV Justiça
POLÍTICA

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

31/08/2025
Ex-presidente Chagas Romão passou o bastão do comando do MDB para Marcus Alexandre nesta sexta, 18 - Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

‘Não vim para o MDB passar somente uma chuva, vim para ser parceiro’, diz Marcus Alexandre

29/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

CBF divulga tabela da Copa do Brasil 2011

Congresso técnico para Campeonato de Futsal no dia 20

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre