Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcelo Jucá vai assumir vaga de Astério na Câmara de Rio Branco

Com a eleição de Astério Moreira (PRP) para a Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), um novo vereador tomará posse na Câmara de Rio Branco, a partir de janeiro de 2011. A cadeira do jornalista e pastor evangélico será ocupada pelo sindicalista Marcelo Jucá (PSB), atual presidente do Sindicato dos Urbanitários do Acre.
Juca
Nas eleições de 2008, Jucá ficou com a 2ª suplência do Partido Socialista Brasileiro, mas com a posse do professor Roger Correa na vaga deixada por Jessé Santiago, vítima de acidente de trânsito em agosto deste ano, passou a condição de primeiro suplente, no lugar deste.

Em virtude da mudança de sigla de Astério Moreira, que migrou do PSB para o PRP, chegou a haver dúvidas em relação a quem, de fato, pertencia a cadeira. Acordos internos colocaram fim a questão, havendo prévio entendimento de que a vaga será ocupada pelo 1º suplente do PSB.

Para garantir a cadeira, o sindicalista teve ainda que resolver uma pendência perante a Justiça Eleitoral. A prestação de contas de Jucá, relativa ao pleito eleitoral de 2008, foi rejeitada em decorrência de uma doação financeira feita pela Guascor do Brasil.

O Ministério Público Eleitoral achou estranho que uma empresa que presta serviço à antiga Eletroacre, levando energia para o interior do Estado, fizesse uma doação ao então sindicato. No entender do MP, tratava-se de recurso público. Todavia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu diferente. A denúncia contra Marcelo Jucá foi rejeitada.

Apesar de não existir mais nenhum entrave em relação à posse do sindicalista, ele prefere aguardar o pronunciamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo ele, até o momento não recebeu qualquer comunicado oficial por parte do Tribunal. Caso isso ocorra, uma vez vereador da Capital, ele promete manter a mesma postura combativa de sempre.

 

Sair da versão mobile