Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PT defende consenso entre a base na eleição da mesa diretora da Aleac

O presidente do Diretório Regional do PT do Acre, Leonardo de Brito, se reuniu na manhã de ontem, 2, na sede do partido com a bancada esta-dual da próxima legislatura para, tratar entre outros assuntos, dialogar a respeito da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa.

Participaram do encontro os deputados reeleitos Chico Viga e Ney Amorim, líder do PT na Aleac, e os novos eleitos Geraldo Pereira e Jonas Lima.
“Na verdade o PT ainda não definiu um posicionamento e nem fomos procurados por nenhum dos postulantes a presidência da mesa diretora da Aleac dos outros partidos, mas defendemos de forma incondicional o entendimento entre a base para que haja uma candidatura única. Ressaltamos também que haja um diálogo com o governador eleito Tião Viana de modo a garantir a harmonia entre o Legislativo e o Executivo”, defendeu Leonardo de Brito.

Sem entrar no mérito de nomes e cargos, o presidente do PT lembrou que por possuir a maior bancada eleita, o partido poderia até mesmo postular a indicação para a presidência da Aleac, como prerrogativa tradicional do parlamento. “Nós não pleiteamos o que não seja fruto do diálogo. Não abriremos mão de manter uma postura que nos leve a um consenso entre os partidos aliados e que isso tenha como resultado o amadurecimento do debate que garanta, sobretudo, a governabilidade de Tião Viana”, ressaltou.

Leonardo de Brito avaliou ainda que o debate não está suficientemente maduro e que ainda é preciso que todas as forças políticas sejam ouvidas para que nomes sejam colocados.

O líder do PT na Aleac, deputado Ney Amorim, endossou as palavras do presidente do partido destacando que a bancada sempre primou pelo diálogo aberto e que a defesa do projeto político do PT e da Frente Popular estão em primeiro lugar. “Sempre tivemos uma postura de lealdade em nossa bancada e respeito aos aliados. Essa iniciativa de estarmos aqui reunidos para nos posicionar pelo entendimento e não pela disputa é uma prova disso”, acrescentou.

O deputado estadual eleito, Geraldo Pereira, avaliou como imprescindível a ação do PT em chamar a bancada para orientar politicamente a condução dos processos por seus parlamentares. “Só assim, com base no diálogo e em ações coletivas orientadas pelos princípios defendidos pelo PT é que estaremos fortalecendo o nosso partido”, disse.

Jonas Lima, também eleito na última eleição, colocou seu mandato a disposição do coletivo e das causas petistas. “Tenho muita honra em fazer parte dos quadros de um partido que luta pelo fortalecimento da democracia o do melhor para o nosso Estado”, afirmou.

Homenagem ao governador Binho Marques – Outro assunto tratado no encontro com os deputados estaduais foi a homenagem que o PT vai prestar na manhã desta sexta-feira, 3, ao governador Binho Marques, na sede do partido, às 8 horas da manhã. O objetivo, segundo explicou Leonardo de Brito, é externar gratidão e reconhecimento ao trabalho realizado por ele nessa terceira gestão consecutiva do PT no Acre. A tarde haverá uma reunião ampliada do Diretório Regional com a presença dos parlamentares estaduais, federais e dos futuros senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, no auditório da Escola Campos Pereira.  (Comunicação PT/AC)

Sair da versão mobile