Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana recebe governador de Ucayali para discutir a integração com o Peru

O governador eleito Tião Viana recebeu ontem, 16, no Escritório de Transição, a comitiva liderada pelo governador de Ucayali (Peru), Jorge Velásquez Portocarrero, acompanhado do presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães. Velásquez está no Acre desde o início dessa semana para acompanhar o trabalho do grupo de professores e estudantes peruanos que estão em Rio Branco para uma visita de intercâmbio cultural. O governador peruano já se reuniu com o governador Binho Marques na última terça-feira e no encontro com Tião Viana tratou de projetos futuros, que irão fortalecer ainda mais o processo de integração econômica, social e cultural dos dois países.

A construção de uma ferrovia para ligação do Acre aos estados peruanos foi um dos principais temas da reunião. Os governadores Jorge Velásquez e Tião Viana marcaram uma nova agenda em 2011 para discutir a viabilidade dessa obra. “Uma ferrovia tem baixo impacto ambiental, menor custo de manutenção e seria mais apropriada para essa região de fronteira”, afirmou Velásquez que demonstrou interesse pela política de preservação ambiental do Acre sinalizando inclusive para a criação de uma legislação própria com base na que foi criada recentemente no Estado.

Para Edvaldo Magalhães, o encontro entre os governadores representa um avanço no processo de integração regional que já foi iniciado há dois anos pelos presidentes Lula e Alan Garcia, que estreitaram essa relação por intermédio de acordos de cooperação em áreas estratégicas, como a educação.

Para Tião Viana, o momento é de valorizar a diversidade e a história que une essas duas regiões. “Podemos pensar em muitas ações de integração, como um intercâmbio para aprendizado de línguas, por exemplo. Além disso, nós estamos em fase de implantação de uma Zona de Processamento de Exportações, e vamos precisar construir uma forte relação econômica com nossos vizinhos peruanos”, afirmou. “Se depender de mim, teremos uma agenda intensa de troca de conhecimento e diá-logo permanente”, completou Tião Viana. (Assessoria)

 

Sair da versão mobile