Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana toma posse logo após festa da virada

Conhecida como a festa que reúne o maior público de uma noite, o tradicional Réveillon da Gameleira desta vez promete encostar na faixa de 100 mil pessoas, já que também marcará a posse e entrega da faixa ao novo governador eleito, Tião Viana (PT). A festa da virada do ano se estenderá da praça do ‘Novo’ Mercado Velho até a Gameleira, incluindo a passarela, a ponte metálica e parte do 2º Distrito. A celebração contará com decoração arrojada, espaços otimizados, organização mais prática e algumas novidades.
Tiao3112
A festa começará a partir das 20h e – surpresa – deve durar até 3h da madrugada, tendo 2 horas a mais de duração em relação aos anos anteriores. De estruturas, o Mercado Velho e a Gameleira terão: banheiros químicos, pontos policiais, tendas e 2 palcos – 1 em cada local, onde tocarão 2 bandas para agitar o público, uma das 9h30 até 0h e a outra até 3h.

Como não poderia ser diferente, o destaque artístico da noite será a queima de fogos de artifícios, que começará pontualmente à meia-noite. Conforme Nena Mubárac, chefe da equipe cerimonial do governo, a queima deste ano deve durar de 15 a 18 minutos, reunindo mais de 1t de fogos. O ato será feito de modo digital, pela mesma empresa carioca que cuidou do espetáculo em 2009. Os fogos partirão da Passarela Gov. Joaquim Macedo.

Logo depois, à meia-noite e meia (0h30), será a vez da cerimônia de posse de Tião Viana na Aleac, marcando o início da sua gestão perante o Poder Legislativo. Por volta de 1h, a grande atração será a passagem de faixas entre Binho Marques e o novo governador, na frente do Palácio Rio Branco. As duas solenidades serão transmitidas ao público através de 2 telões, instalados na praça do palácio (a Eurico Gaspar Dutra) e no Mercado Velho. Mais tarde, Tião deve seguir a Brasília para prestigiar a posse da presidente Dilma Rousseff.

Passados os eventos políticos, a celebração seguirá por mais 2 horas, com muita música e animação no Centro. Para finalizar a sua descrição do Réveillon, Nena Mubárac garantiu que toda a festa foi minuciosamente planejada e deverá ser segura, tranqüila e agradar ao público.     

PM/AC atuará com 252 policiais no Centro – Para reforçar ainda mais as palavras de Nena Mubárac, o chefe do policiamento operacional de Rio Branco, tencel Mário Cesar, detalhou o esquema de segurança por trás de toda a comemoração. Segundo ele, a PM destinará mais de 500 policiais para guarnecer as 5 regionais da cidade, concentrando 252 homens para atuar nas dependências das festas de réveillon e da posse, no Centro e no Segundo Distrito. Os guardas farão policiamento com foco na prevenção de acidentes e devem rondar em duplas, tanto com viaturas e motos quanto a pé (entre o público).   

 

Sair da versão mobile