Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Foco de dengue

Tenho acompanhado com relativa atenção as notícias de combate ao letal mosquito da dengue, no entanto vejo com desconfiança as estatísticas apresentadas pelo Governo que não apontam um ponto na cidade que indique a principal fonte de ocorrência (reprodução) do referido inseto, que, apesar de pequeno, causa um grande estrago na vida de nosso povo.

Vejo com desconfiança ainda a forma como o Governo fica culpando os habitantes por não cuidarem de seus quintais, tirando a atenção  de um verdadeiro foco de criação e grande possibilidade de contaminação da população. Talvez eu possa estar equivocado, pois já me disseram que o referido mosquito é seletivo, só se reproduz em água limpa.

O terminal de ônibus é um ponto de aglomeração constante em nossa Capital. Por ali passam grande parte de nossa gente, nos três principais horários de circulação, manhã, tarde e noite, sendo seu maior contingente nos horários de 6h às 8h e 17h às 19h, ocasião em que funcionários e estudantes vão de seus lares para o Centro e vice-versa. Principais horas de circulação, também do mosquito e conseqüente ataque.

Enquanto o Governo procura nas casas, pelos bairros, um recipiente (pneu, garrafa, reservatórios de água em geral), na parte de trás do Terminal há uma grande lagoa de decantação, ou algo parecido, um negócio imundo, que enfeita (sic!) a parte posterior de uma área de grande circulação de pessoas.

Creio que, aí sim, seja a porta de entrada para uma contaminação em massa da dengue. Pois um cidadão picado no Centro da cidade (Terminal) volta para o seu respectivo bairro e por lá constata estar doente, com dengue, daí ele procura o posto de saúde de seu bairro ou adjacência e passa a fazer parte da estatística de contaminação naquele local. Sendo que o vetor não é de lá e sim de outro local (Terminal).

Tenho também observado o embelezamento da cidade, de fato ela está até parecendo um local de filmagem da Globo, no entanto é a fachada. O que está por trás desta fachada é um local fétido, criador de ratos , baratas e outros. Necessário se faz, e urgente, tomar alguma atitude de higienização do local mencionado, sob pena de continuar havendo falsas informações a respeito do controle desta praga.

Frise-se, o Governo petista tem feito um grande e bom trabalho no Estado, como um todo.
É a opinião de um simples professor de Matemática.

Wilson José Lacerda Sales
RG: 093.370 SSP-AC
CPF: 095.991.502-87

Conjunto Tucumã I, Quadra W3 – Casa 08
Distrito Industrial
CEP: 69.917-400
Rio Branco – AC

Sair da versão mobile