Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hipotireoidismo – saiba sobre os sintomas e como tratar

Você sente frio mesmo em dias quentes? Sonolência, indisposição? Sua temperatura corporal sempre está baixa?
Isso pode ser resultado da deficiência de produção de hormônio da tireóide, ou mesmo, dificuldade do organismo de converter T4 a T3 que é a forma ativa do hormônio, ou ainda o não reconhecimento do hormônio no receptor celular. No caso que envolve perda de peso o T3 ativa uma enzima no tecido adiposo, responsável por transformar “gordura” em calor. Muitas vezes essa deficiência não é detectada no exame sanguíneo, caracterizando, juntamente com outros sintomas, um quadro conhecido como: hipotireoidismo subclínico. O que gera ao indivíduo uma dificuldade de mobilizar gordura, consequentemente, dificuldade de perder peso.

Essa deficiência de hormônio pode ser ocasionada por vários fatores, entre eles, deficiência de Iodo na dieta, visto que as principais fontes de iodo são: o sal iodado, que devemos consumir com moderação e frutos do mar, que não fazem parte dos hábitos regionais.

No decorrer de nossas vidas, perdemos iodo para o flúor da pasta de dente, para o cloro da água clorada, ou seja, a ingestão é baixa e a perda é alta. E geralmente só percebemos essa deficiência com o decorrer dos anos, com o temido envelhecimento.

Outra deficiência que pode ocorrer é a de selênio, micronutriente responsável pela produção da enzima que converte T4 em T3. Uma boa fonte de selênio é a castanha-do-pará, consumir apenas 1 a 2 unidades por dia, visto a grande quantidade de caloria que a mesma fornece e o excesso desse micronutriente pode ser tóxico.
Outro fator que pode ocorrer é o próprio envelhecimento e a desaceleração do metabolismo, diminuição natural da produção de alguns hormônios, que pode ser contornada com suplementação, hábitos saudáveis, incluindo reeducação alimentar e atividade física.

A tireóide é uma glândula muito mais importante do que imaginamos, é através de seus hormônios que controlamos quase todas as funções químicas do corpo (taxa metabólica). O importante é que se algo não está bem no seu organismo, ele vai mostrar com sintomas o que está acontecendo de errado, não o ignore.

Drª Vanessa Castro crn7/3115 – nutricionista clínica, membro A4M Brasil – Academia Brasileira de Medicina Regenerativa e Anti-Aging. Cursos nacionais: Nutrição Aplicada a Medicina Estética, Suplementação Nutricional p/ Atletas, Atendimento Nutricional em Consultório & Home Care.  Pós-graduanda em Obesidade e Emagrecimento. WPós/RJ. Curso Internacional: Tratamento Avançado de Obesidade.
Contato: 68-3223-7099
E-mail:
vanvalecastro@yahoo.com.br

 

 

Sair da versão mobile