Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Clubes começam a preparação para o Campeonato Estadual

Vários clubes, após a primeira reunião da Federação de Futebol do Acre (FFAC), começaram a trabalhar o planejamento para a temporada de 2011 do Campeonato Estadual Acreano de Futebol Profissional. A grande maioria deve anunciar ainda em janeiro pelo menos a comissão técnica, porém algumas devem deixar para fevereiro a parte das contratações.

A perspectiva do rebaixamento deve fazer com que os clubes façam um planejamento melhor nesta temporada, evitando a “famigerada” Segunda Divisão. Vale lembrar que se em 2009 houvesse vingado o rebaixamento, o Independência FC, um dos clubes mais tradicionais no Estado, teria disputado a Segundona em 2010.

Os dirigentes e técnicos conversaram com a reportagem de A GAZETA e falaram como está o planejamento, quando a apresentação de seus jogadores e se o técnico já foi definido. Confira a seguir como “andam” os clubes.

AC Juventus – O Clube do Povo foi o primeiro clube a anunciar o técnico para a temporada. Antes mesmo de assumir, o recém-empossado presidente David Abugoche anunciou o retorno de Edson Maria para comandar a comissão técnica.

Edson Maria, o “Som” como é conhecido por todos, confirmou a apresentação dos 14 jogadores contratados até o momento para a próxima sexta-feira, a partir das 9h, com um café da manhã para a imprensa, quando serão apresentados. Os trabalhos, porém, só começam na segunda-feira, dia 17.

Alto Acre EC – Em fase de transição para ter um novo presidente, o atual mandatário maior do clube, James Andrade, confirmou que até o final de janeiro terá anunciado o nome do técnico para a temporada, bem como do restante da comissão técnica.

Sobre o elenco, mantida a base da última edição do Estadual Acreano, vem sendo negociado nos bastidores e a apresentação só deve ocorrer nos primeiros dias do mês de fevereiro. José Ivonaldo, diretor de futebol, confirmou que alguns reforços serão necessários para brigar pela parte de cima da tabela, entre quatro a cinco jogadores.

Associação Desportiva de Senador Guiomard (Adesg) – Na presidência do único clube do interior campeão Estadual, Franklin Lima confirmou que até o dia 20 deste mês terá novidades, porém preferiu não adiantar quais seriam elas.

Na última temporada o clube esteve envolvido em vários problemas ocasionados com jogadores importados que não conseguiam retornar para seus estados de origem. Franklin garante que todas as dívidas já foram sanadas e a Adesg deve entrar forte para disputar o título.

Atlético Acreano – Durante a passagem pelo Sul e Sudeste, o presidente do Atlético Edson Izidório, assim como o diretor e gerente de futebol do Atlético Acreano, Oton Sales e Gilmar Sales, respectivamente, farão uma “peregrinação” em busca de reforços para a disputa do Campeonato Estadual Acreano. A apresentação está marcada para o dia 20 de janeiro.

O técnico já foi anunciado. Trata-se do ex-preparador físico do clube, Elison Denis, que não embarcou com o restante da diretoria e deve receber de “bandeja” o elenco que lhe for apresentado. Especula-se que as parcerias firmadas devem possibilitar o plantel mais promissor dos últimos anos, visando o título, a série D e a Copa do Brasil/2011.

Independência FC – Se restabelecendo de sua saúde, o presidente de honra do Independência, José Eugênio de Leão Braga, o popular “Macapá”, ressaltou que não tem nada pensado sobre a comissão técnica, apesar de confirmar vir conversando nos bastidores com alguns jogadores locais. O técnico deve ser anunciado até o dia 20.

Envolto no anuncio do técnico para a temporada, Macapá confirmou que pode apoiar um “tricolor” envolvido com o clube para assumir o clube, atualmente no mandato de seu filho. Porém afirma que não irá deixar que pessoas “interesseiras” venham se aproveitar do Tricolor de Aço.

Nauás EC – Após garantir a classificação para a série D, o Náuas, único representante do Juruá no Estadual, se viu envolvido em um julgamento na CBF que quase lhe custou a participação em competições oficiais, mas acabou conseguindo se livrar de todos os problemas, bem como as dívidas e agora quer retornar as competições nacionais, no caso série D e sua inauguração na Copa do Brasil.

Edson Marques, presidente do clube, afirmou que a intenção é formar a base somente com jogadores locais – do Juruá – e tentar o título inédito. Sobre a comissão técnica, o dirigente confirmou que já está praticamente definido e deve ser anunciado nos próximos dias, no entanto os jogadores somente no dia 10 de fevereiro.

Plácido de Castro FC – Um dos primeiros clubes a anunciar seu técnico, o Plácido de Castro vem se alternando entre campanhas boas e más. Para esta temporada a diretoria do clube da fronteira acredita no trabalho do ex-técnico do Nauás, Neneca, para levar o Plácido para o inédito título, apesar da desconfiança de parte da torcida local.

Josué Carvalho, presidente do clube, garantiu que jogadores de fora do Estado irão ser anexados ao plantel para a temporada. Talvez por esse motivo é que o técnico Neneca esteja visitando o Pará, porém a notícia não é confirmada, nem mesmo negada. A apresentação dos jogadores será entre o dia 15 a 18 deste mês.

Rio Branco FC – Atual representante na Copa do Brasil, o Estrelão contratou vários jogadores locais e deverá se reforçar com “estrangeiros” para enfrentar o Atlético/PR, em fevereiro, no Arena da Floresta. O técnico será Ico, que em 2010 treinou o AC Juventus na Copa do Brasil, quando enfrentou outro Atlético, o mineiro.

O presidente Natal Xavier e o técnico Ico confirmaram a apresentação dos jogadores e comissão técnica para às 9h do dia 17, no estádio José de Melo. A base deverá contar com vários jogadores que defenderam o clube nas duas últimas temporadas.

 

Sair da versão mobile