Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estrelão apresenta 26 e quer “amor a camisa” na temporada

Mesmo afirmando que o Rio Branco FC não tem uma cartilha, o presidente do clube, Natal Xavier, ensinou o “caminho das pedras” para os jogadores durante a apresentação oficial da comissão técnica e os jogadores para a imprensa e parte da torcida. A solenidade foi informal e ocorreu no auditório Bruno Couro Velho, na tarde da última segunda-feira, onde, logo após, os jogadores deram início a preparação para a temporada.
Rio-Branco1801
Dos 29 jogadores contratados para esta primeira fase da temporada, apenas três não estiveram na apresentação oficial, apesar do meia Testinha chegar na sequência. O também meia Abmael tem a chegada prevista para esta terça-feira, enquanto o atacante Leonardo, com casamento marcado para o final de janeiro, deve vir somente após o sacramento religioso.

Por aqui, no Acre, o “casamento” promete ser duradouro enquanto os jogadores souberem distinguir a amizade fora de campo com o profissionalismo no horário de trabalho, pelo menos foi o que prometeu o técnico Ico. “Ninguém tem lugar garantido na equipe e quem mostrar serviço será titular, independente da amizade”, advertiu.

Do presidente, passando pelo técnico, até os jogadores, todos ensaiaram bem o manual e afirmam que a prioridade é a estréia na Copa do Brasil, no dia 23 de fevereiro, contra o Atlético/PR. “Queremos forçar o jogo de volta. Esse é o nosso objetivo”, afirma Natal. Isso apesar do objetivo do técnico: “No Arena, o Rio Branco é difícil de ser batido, muito mais agora que precisamos apagar a imagem deixada”, se referindo a goleada do Juventus em 2010, diante de outro Atlético, o mineiro.

Com passagem pelo Internacional/RS e no futebol paulista, chegando a atuar na Europa, o zagueiro Rafael Lopes acredita no projeto. “O presidente apresentou o projeto e para o jogador que quer crescer, o objetivo é abraçar os que queiram também crescer, até mesmo subindo para a série B”, garantiu. Para o lateral direito Leonardo Caniggia, a responsabilidade será grande. “Vi o jogo do Ley e sei da dificuldade em substituí-lo”, afirmou, referindo-se a um dos “xodós” da torcida do Estrelão.

Preparação e avaliação – Nas próximas duas semanas os jogadores do Rio Branco FC estarão entregues ao preparador físico Vinícius Martins para tentar aproximá-los do ideal para uma competição nacional, apesar do tempo curto. “Vamos trabalho duro neste tempo, lógico que 33 dias é humanamente impossível o jogador estar 100%, mas torcendo para não haver lesões e os jogadores se empenharem, poderemos surpreender o Atlético (PR)”, avalia.

Neste período, o setor físico estará dividindo o tempo com o departamento médico, na avaliação dos jogadores. Nesta terça e quarta-feira, o fisioterapeuta Lucas Cintra e o médico Otávio estarão fazendo a avaliação dos jogadores, divididos em grupos de 10 pela manhã e tarde. “Também estaremos fazendo exame eletrocardiograma (avaliação cardíaca do atleta) e o teste ergométrico (avaliar a função cardíaca na esteira), para termos a real noção de seus limites”, afirma Lucas.

Nesta terça, o trabalho será academia pela manhã, juntamente com a avaliação (somente 10 atletas), e a tarde trabalho de resistência, juntamente com a avaliação (somente 10 atletas); na quarta Circuito pela manhã, juntamente com a avaliação (somente 10 atletas), e a tarde resistência; na quinta musculação pela manhã, físico com bola à tarde; na sexta força na caixa de areia pela manhã e pela tarde o físico com bola; no sábado musculação pela manhã e físico com bola pela tarde; domingo folga.

Confira os jogadores contratados: André, Acosta e Babau (goleiros); Jonas Xavier e Leonardo Caniggia (laterais direito); Ananias e Willian (laterais esquerdo); Ismael, Paulinho Pitbull, Paulista, Jeferson Castanheira, Joel e Wendel (volantes); Vagner, Rafael Lopes, Diego e Afonso (zagueiros); Josy, Testinha, Ancelmo e Abmael (meais); Juliano César, Marcelo Cabeção, Leonardo, Ailton, Neto, Jerônimo, Kleber e Danilo (atacantes). Alguns desses jogadores são das categorias de base do clube.

Sair da versão mobile