Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Assessoria da Mulher divulga prioridades da nova pasta criada pelo governo estadual

sec_mulher_20

A Assessora Concita Maia, diz que “A assessoria terá um status diferenciado e deverá trabalhar em parceria com todas as secretarias do governo”

Em coletiva de imprensa realizada ontem, 5, a assesora da Mulher, Concita Maia, apresentou como a futura pasta irá atuar na defesa e promoção dos direitos das mulheres no Estado, com base nos planos Nacional e Estadual de Política para as Mulheres, já elaborados e dos quais saem as diretrizes que serão trabalhadas nos próximos 120 dias.

O prazo foi determinado pelo governador Tião Viana, para a execução de projetos e ações emergenciais e que devem apresentar alto índice de resolutibilidade no atendimento às necessidades mais prementes da população de todas as classes. A criação da Secretaria de Estado de Política para as Mulheres é uma atitude política do novo governador, segundo declarou Concita Maia, e deverá passar por aprovação dos deputados estaduais para ser efetivada.

“A assessoria terá um status diferenciado e deverá trabalhar em parceria com todas as secretarias do governo. Esse fato nos empodera e nos dá condições para atender a população de maneira adequada”, diz a assessora.

Concita Maia também destacou como prioridades a implantação do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, a implementação do Plano Estadual de parteiras tradicionais, o fortalecimento e incentivo às organizações de mulheres e a integração de política para as mulheres nos âmbitos do Estado e do município, com atividades de mutirões nas áreas de saúde, direitos humanos e combate à violência.

Angelina Carvalho, coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas do Acre, considera a criação da Secretaria da Mulher como uma vitória de todas as mulheres do Estado. “A gente trabalhou para isso. É uma conquista muito importante para nós”, avalia a líder do movimento, que está presente em 22 estados brasileiros e em 5 municípios do Acre.

Sair da versão mobile