Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bombeiros avaliam ocorrência do último domingo, quando equipamentos falharam

O incêndio que destruiu a casa e matou o técnico em enfermagem Manoel Modesto no último domingo ainda está sendo apurado pela polícia técnica e também  por uma perícia interna do Corpo de Bombeiros (procedimento padrão usado para avaliar a qualidade do atendimento).
Fogo2801
Na ocasião, um dos soldados que atendeu à ocorrência disse à imprensa que a bomba de sucção d’água apresentou defeitos, uma das mangueiras estava furada e as lanternas não tinham pilhas, justificativas para a demora no início do combate ao incêndio. O fato causou comoção entre os vizinhos de Modesto, do bairro Nova Estação, e preocupação sobre os serviços oferecidos pela corporação. Até agora, nenhuma destas reclamações foi relatada oficialmente ao comando do CBM/AC.

“Eu soube desses problemas pela imprensa”, afirmou o ten-cel José Flores. Ele considerou a situação uma ‘fatalidade’ e explicou que a cada mudança de turno ocorre a ‘passagem de serviço’, que é quando todos os equipamentos e funções dos veículos de incêndio são testados nos dois batalhões. Ele completa dizendo que foi informado, posteriormente, que o problema na bomba foi sanado em questão de segundos e que a localização da casa dificultou a aproximação dos carros de bombeiros.

Atualmente, a corporação tem um efetivo de 340 bombeiros. Diariamente, 15 deles ficam de plantão no 1º Batalhão e 8 no 1º Batalhão, com viaturas de salvamento, combate a queimadas e primeiros socorros.

Os incêndios são ocorrências esporádicas no Corpo de Bombeiros, que trabalha com ações proativas, de prevenção de acidentes e sinistros, segundo informou o comandante. Palestras nas escolas orientando crianças e jovens sobre como prevenir acidentes domésticos que poderiam provocar incêndios ajudam a diminuir as ocorrências. “Temos uma máxima que diz que não há mérito nenhum em apagar incêndio se não fomos capazes de preveni-lo. Quanto a este caso, a polícia técnica vai apurar as causas do incêndio e nós estamos apurando internando quais os problemas ocorridos”, diz.

 O Corpo de Bombeiros já foi considerado a melhor corporação da região Norte. O Governo do Estado investiu nos últimos 2 anos em equipamentos e na construção de novos batalhões, como o de Taraua-cá e o de Sena Madureira, que está prestes a ser inaugurado.

 

Sair da versão mobile