Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cantora Francis Nunes lança novo CD ‘Forró na Floresta’

Um caminhão do Exército atravessava a longa faixa de lama que ligava a cidade à colônia Souza Araújo, lar de pessoas em tratamento de hanseníase e por muito tempo um local que causava estranheza para a maioria das pessoas. Mas não para Francis Nunes, que estava determinada a levar, para o maior número de pessoas possíveis, um talento recém descoberto. E ela tem números para mostrar. Em 25 anos de carreira musical, aliada a outras atividades cotidianas e um emprego formal, reuniu 5 mil composições, centenas de fotografias, 1 LP, 3 CDs e muita história para contar das suas apresentações em instituições beneficentes, escolas e igrejas. Ao se preparar para lançar mais um CD, o ‘Forró na Floresta’, ela revive os principais momentos da sua trajetória e dos seus companheiros de ação social solidária e voluntária.
Novo-CD
Um ‘Voto com Deus’ foi o primeiro passo da caminhada da costureira profissional e servidora pública, que se viu diante de um quadro de depressão profunda tratada e curada, segundo ela conta, com a produção de canções que levaram alívio para si mesma e para o público composto de crianças, jovens e adultos carentes de um número indefinido de necessidades. Letra e música da primeira canção surgiram em um sonho. A colônia Souza Araújo foi um dos primeiros palcos. Em seguida, vieram o Educandário Santa Margarida, o Lar dos Vicentinos, escolas e creches.

Em todos os lugares, teve a companhia de nomes da música popular do Acre, como Monteirinho (parceiro constante), Da Costa, Franco Silva, Compadre Lico e Maestro Sandoval, que musicou e ensaiou os acordes iniciais. ‘Choro quando olho fotos e vejo que muitos desses companheiros já se foram”, diz, emocionada.

Junto com a música vieram as apresentações teatrais encenadas por grupos de crianças e jovens (que retratava traços da cultura indígena, reisados, marujada, pastoris). Francis também levava pequenos presentes, como um bolo ou lanche, muitas vezes escasso, que ela mesma preparava com ingredientes que arrecadava ou comprava com a ajuda de pequenas doações de empresários e incentivos recebidos de amigos. No histórico consta, ainda, a participação em um documentário produzido por Adalberto Queiroz.

‘Forró na Floresta’ – Francis Nunes não se deixa vencer por dificuldades como a falta de patrocínio. Por isso, ela planeja o lançamento do mais recente trabalho, ‘Forró na Floresta’, no qual faz uma homenagem ao Acre e às suas tradições.  Muitas vezes, abre mão de sua parte no cachê para privilegiar os músicos que a acompanham.

“O patrocínio é importante e valoriza um artista popular. Eles têm família, vivem disso, precisam mais do que eu”, simplifica, revelando uma ponta de tristeza por ter seu trabalho pouco reconhecido e tocado nas rádios. O primeiro LP, gravado há 12 anos, chegou a ser executado na rádio Difusora durante os principais programas veiculados pela emissora e a cantora espera ter o mesmo espaço com o novo trabalho. Seu público fiel continua à espera.
Francis Nunes: Contatos para shows: 3026-2644

Sair da versão mobile