Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dengue confirma 1.412 casos na semana e fecha 2010 com 36,5 mil notificações

Ao que já era esperado, o monitoramento da vigilância epidemiológica municipal confirmou o valor de 1.412 notificações de dengue na cidade, referentes a semana passada – de 26 de dezembro a 1º de janeiro. Estes últimos registros do ano fizeram com que a Capital totalize a marca histórica de 36.529 casos notificados (ou suspeitos) da doença em 2010. Tal montante é 89,95% (quase o dobro) superior aos números de 2009.
DSC02668999
Do ponto de vista epidemio-lógico, a semana da virada do ano (a no 52) permaneceu no mesmo ritmo de crescimento que a sua antecessora (a do Natal, no 51) e que a média de dezembro (quando começou a nova epidemia) entre uma semana à outra. De fato, foram 144 novas notificações entre a Semana 51 e 52. Na anterior (entre 50 e 51), a progressão havia sido de 145 casos novos. Na média de dezembro, a média até a Semana 52 era de 140,66 registros a mais a cada 7 dias. Incluindo a no 52, tal média fechou em 141,5.

Com base nesta evolução, é possível constatar que a nova epidemia se estabilizou num ritmo menor que o seu boom inicial (quando a média era acima de 160 casos semanais), contudo, mantendo uma progressão ainda muito elevada. Justamente para tentar reduzir estes passos largos que o mosquito dá em cima da população, o poder público (governo e prefeitura) estão buscando maneiras cada vez mais extensas e hábeis para intensificar a prevenção e o enfrentamento ao vetor transmissor da moléstia, o Aedes aegiptys.

Na manhã de ontem, inclusive, os agentes de endemias estavam reunidos no prédio da vigilância epidemiológica municipal pra receber ordens de distribuição entre os bairros. Os agentes são grandes responsáveis por fazer ações preventivas nas casas e disseminar orientações sobre os cuidados para mantê-las livres do mosquito. Além deles, o governo e a prefeitura seguem fazendo um grande mutirão de limpeza pública por toda a cidade.     

 

Sair da versão mobile