Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Detran e Deracre constroem lombadas e melhoram sinalização na Rodovia AC-40

detran_e_deracre_50

Para reduzir os riscos de acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com o Deracre, instalaram 6 lombadas e revitalizaram a sinalização na Rodovia AC-40. O trecho reorganizado soma quase 3 Km, entre a ponta do Parque de Exposições Mal. Castelo Branco e a estrada de acesso ao Ramal Benfica. Com a melhoria na estrutura de trânsito, mais de 10 mil moradores das comunidades da área (Benfica, Santa Helena, Bom Jesus/Mineiro, Vila Acre e Vila da Amizade, etc) são diretamente beneficiados.

Com a instalação das lombadas, sincronizada com os reparos na sinalização, os veículos passam a trafegar com menos velocidade no trajeto. Isso facilita a travessia de ciclistas e pedestres, além de tornar mais segura a circulação de motos, carros e caminhões.

De acordo com Arthur Viana, gerente da engenharia de trânsito do Detran, o serviço foi selecionado com base nas análises estatísticas de acidentes da região. De fato, foram 3 mortes e mais de 15 acidentes no trecho, apenas em 2010. Com os reparos, o engenheiro conta que a meta é conter os números negativos, reduzindo os riscos de atropelamentos e colisões. Além disso, a melhoria visa garantir a maior segurança da população e facilitar a entrada/saída dos ramais e vilas da localidade.

Para tanto, todas as lombadas foram distribuídas em pontos estratégicos, para eliminar 3 pontos de conflitos no local. Eles são: as entradas do Parque Chico Mendes e dos ramais Bom Jesus e  Benfica. Segundo Arthur Viana, foram postas 2 lombadas na frente do parque (ida e vinda, uma antes e a outra depois da entrada), 2 lombadas bem na rua de acesso ao Bom Jesus e 2 lombadas mais à frente, na saída do Benfica.

“Os motoristas antes passavam em alta velocidade, o que provocava acidentes graves. Mas agora as lombadas farão com que estes incidentes diminuam. Isso é importante, já que, mais do que estatísticas, tais números representam pessoas. São vidas que serão poupadas ou deixarão de sofrer transtornos em hospitais. Portanto, para nós, a implantação das lombadas atendeu uma necessidade imediata da população. E é com tal foco que deveremos atuar para resolver outras áreas críticas”, comenta o engenheiro.

Entre tais áreas, Arthur conta que ainda estão sendo estudadas. Ele apenas adiantou o trecho da BR-364 que passa pelo Hospital das Clínicas do Acre

População agradece – Uma prova de que os benefícios realmente valeram à pena é a resposta da população. Conforme o presidente da associação dos moradores do Ramal Bom Jesus (que em outubro passado até fez manifesto cobrando a sinalização), Rodrigo da Silva, a comunidade ficou bastante satisfeita com as melhorias no local. “Fizeram o que deveria ser feito para garantir uma via segura para ciclistas, pedestres e veículos. Agora, se acontecer acidentes será por parte mesmo da imprudência humana”.

 

Sair da versão mobile