Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eduardo Vieira toma posse na presidência do Saerb

O  arquiteto urbanista Eduardo Nunes Vieira tomou posse ontem, 24, como presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) em lugar do engenheiro sanitarista Semy Alves Ferraz, que comandou a autarquia nos últimos quatro anos. Na cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Fazenda, no Centro de Rio Branco, estiveram presentes o prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias; o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Rodrigo Pinto; o vereador Elias Campos; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Carlos Sassai; os secretários municipais Cláudio Ezequiel e Cláudia Cunha, respectivamente da Administração e Obras Públicas.
Posse2501
Rodrigo Pinto parabenizou Semy e deu boa sorte a Eduardo Vieira como saudação ao novo presidente do Saerb. Eduardo Farias entregou a Semy Ferraz a portaria 584, que elogia o trabalho do engenheiro frente ao Saerb.  O artigo 1º diz que a portaria visa “agradecer e elogiar  a Semy Ferraz pela dedicação, competência, coleguismo, espírito público” nas funções que exerceu no Acre. O sanitarista retorna ao Mato Grosso do Sul, onde irá trabalhar na iniciativa privada. “Saio daqui muito feliz por esta homenagem. Temos avanços significativos, como as obras do PAC, as novas ligações cadastradas, e a Lei da Tarifa So-cial”, disse Semy citando algumas de suas realizações. “Tenho certeza de que a nova diretoria vai avançar ainda mais”.

“Costumo encarar todos os desafios que me são colocados”,  disse Eduardo Veira, lembrando que apesar de não ter formação específica em saneamento, possui vasta experiência na implantação de sistemas de tratamento de água e esgoto, como a construção da estação de tratamento de água (ETA 2), cujas obras estavam completamente paralisadas quando assumiu a Secretaria de Estado de Obras Públicas  e a ETE São Francisco, a qual acompanhou todas as etapas. “Tenho consciência da dimensão social que é trabalhar com saneamento em uma cidade como Rio Branco”, disse.

Entre as mais importantes realizações do Saerb nos últimos anos estão a melhoria na arrecadação, que sai de R$ 10 milhões em 2007 para R$ 20 milhões em 2010; implantação do Método de Análise e Solução de Problemas e Perdas de Água, que concorre ao prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho; realização da 1ª Conferência Municipal de Saneamento Ambiental, em dezembro de 2007; melhoria do abastecimento  de água em diversos bairros; substituição da adutora de água bruta da ETA II para material adequado em função da movimentação de solo (efeito rastejo) realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em março de 2009;  início da operação da ETE São Francisco, em parceria com o Governo do Estado, em junho de 2009; apoio à realização de obras do PAC com a execução pelo Governo do Estado, como hidrometração, implantação de rede nos bairros Custódio Freire, Joafra, Portal da Amazônia e outros. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile