X

Entidade que luta contra a dependência às drogas e ao álcool se instala em Mâncio Lima

A Fazenda da Esperança, organização ligada à Igreja Católica e que trabalha com terapias para dependentes de drogas e álcool, está iniciando os trabalhos em Mâncio Lima. Numa área rural situada no Ramal do Batoque, a organização instalou dependências capazes de abrigar 14 dependentes em recuperação. Em sua primeira visita ao Vale do Juruá como governador, há duas semanas, Tião Viana recebeu pedido de apoio por parte da direção da ‘Fazenda’ para escavar um tanque destinado à criação de peixes. O pedido está sendo atendido: o tanque, com 2.500m2, está sendo construído em uma ação que envolve o Deracre com acompanhamento do engenheiro de pesca da Seaprof, Wallace Santos Batista.

Outro tanque, com 2.000m2, também será construído pelo governo. Segundo Wallace, a meta do governador Tião Viana é de investir forte na piscicultura tendo como meta para os próximos quatro anos construir 5 mil açudes. Ele adianta que o próximo local a ser atendido será o Ramal 3 no Projeto Santa Luzia com a construção de 5 açudes para produtores que aderiram à certificação ambiental rural.

O administrador da Fazenda Esperança, Fábio Pereira Gomes, ficou muito satisfeito com a resposta imediata do governo. Paraibano, ele era dependente de drogas e recuperou-se na entidade, decidindo então continuar na missão. Ele foi convidado pela direção da entidade a vir trabalhar no Acre e aceitou. Segundo disse, além de ajudar no sustento da casa, a atividade da piscicultura se adequa ao sistema terapêutico da entidade que tem três fundamentos: espiritualidade, convivência e trabalho. Com os dois tanques, a Fazenda Esperança poderá produzir de 3 a 4 toneladas de peixe por ano.

Fazenda Esperança: 28 anos de atuação – O coordenador da Fazenda Esperança na Região Norte, padre Anderson Fontes, está em Mâncio Lima acompanhando a instalação da nova casa. Segundo informou, a entidade, que já existe há 28 anos, tem duas casas no Pará, uma em Manaus, no Amazonas, uma em Boa Vista, em Roraima. No Acre, há dois anos funciona uma casa em Sena Madureira, sendo a de Mâncio Lima a caçula. Além do Brasil, existem Fazendas Esperança em dez países perfazendo um total de 74 casas.

A Fazenda Esperança de Mâncio Lima já tem nove pedidos de internação e está iniciando as entrevistas para potenciais candidatos à recuperação. Conforme o padre Anderson, o único requisito exigido é que o dependente queira se curar. (Agência Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: