Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escola de Música do Acre recebe mais de três mil inscrições para 400 vagas

 O estudante de Biologia Jairo Campos, 19, encontrou a oportunidade de finalmente aprender a tocar um instrumento com a abertura das inscrições para os cursos da Escola Acreana de Música. Gratuitos, os 15 cursos dispõem de quase 400 vagas nos três turnos. Nesta terça-feira, último dia de inscrição, a procura ainda foi grande. Mais de 3 mil pessoas vão disputar as vagas em processo simplificado de seleção que consta de um teste de percepção musical.  O antigo Centro Cultural do Tucumã existe desde 2005 e foi reformado e ampliado para abrigar a escola de música, inaugurada no final do ano passado pelo governador Binho Marques. Recebeu durante o período de transição do atual governo a interferência da comunidade que enviou abaixo-assinado ao governador Tião Viana solicitando a continuidade das ações da escola.

escolam
Integrante do ministério do louvor de sua igreja, Jairo procurou a escola pelo caráter público. Quer aprender a tocar um instrumento para atuar melhor em sua comunidade religiosa. “É de graça. Com o dinheiro que pagaria aula de música, posso fazer de informática”. Um dos coordenadores da escola, Cleudo Rocha, informa que os instrumentos mais procurados são os populares como teclado e violão e que a seleção irá beneficiar pessoas de todas as faixas econômicas. Ele explica que o teste, a ser aplicado entre os dias 14 e 18 de fevereiro, é necessário porque o número de inscritos superou as expectativas e o número de vagas.

 O diretor-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour,  Dircinei Souza, diz que a procura da população pelos cursos era esperada. “O espaço possui sua dinâmica,  pois as comunidades do Conjunto Tucumã e dos bairros do entorno, sempre frequentaram os cursos oferecidos no antigo Centro Cultural Tucumã. O acreano possui uma veia musical que precisa ser alimentada. O programa de formação é uma das ações com que o governo pretende promover a universalização do acesso aos bens culturais”, diz o presidente da FEM informando que o próximo passo é ampliar o programa para contemplar a maioria das pessoas inscritas nos cursos com a criação de núcleos de música em alguns bairros da capital, como extensão do projeto da Escola Acreana de Música. O processo será realizado em parceria com outras instituições do governo, como por exemplo, a Secretaria de Educação. A ação será dirigida na formação musical destinada principalmente aos jovens.

 A seleção dos aprovados será divulgada no final de fevereiro. As aulas estão previstas para começar logo após o carnaval. Os novos alunos irão dispor de instrumentos novos e de boa qualidade além de professores capacitados que aplicarão conhecimento musical em nível mais avançado. Parte deste acervo está disponível na escola. A outra parte já está sendo licitada. A Escola Acreana de Música possui cinco salas para aulas teóricas e 12 salas para aulas práticas, um auditório, espaço externo para ensaio e convivência, biblioteca, entre outros espaços. A Escola Acreana de Música abriu vagas para cursos de instrumentos populares como flauta doce (dos 7-10 anos de idade), bateria, guitarra, saxofone, contrabaixo elétrico, violão popular e teclado e para música erudita de flauta transversal, violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, violão clássico, piano e canto.

escolam1

escolam2
Jairo Campos

ecolam4
Cleudo Rocha é um dos coordenadores da escola e afirma que os intrumentos mais procurados são os populares

Sair da versão mobile