Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Farmacêuticos dão conselhos de saúde no Senadinho, para comemorar dia nacional

dia_do_farmaceutico_10

Para celebrar o Dia Nacional do Farmacêutico, nada melhor do que mostrar à sociedade a importância deste profissional. Por isso,um grupo de farmacêuticos se reuniu na frente do Senadinho, durante toda manhã de ontem (20), das 8h às 12h, para promover um ato público em prol da boa saúde da população. A atividade foi organizada pelo sindicato e o conselho da categoria, o Sindcaf e CRF/AC, ambos com recente criação (há cerca de 1 ano). Durante as 4 horas no local, o grupo atendeu mais de 400 pessoas, gratuitamente.


Com a plena dedicação que rege o ofício da classe, os profissionais realizaram testes de glicemia (diabetes), mediram a pressão arterial, calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC), ofereceram tabelas de grupos alimentares, deram dicas de saúde e reforçaram o valor de hábitos saudáveis. Além, disso, atentos aos maiores problemas que afligem a saúde pública da cidade, eles distribuíram panfletos de conscientização à dengue, deram conselhos preventivos contra a leptospirose e indicativos de tratamentos para cada caso.


No final, o ato representou um grande aprendizado aos profissionais e uma aproximação mais estreita com a população. De acordo com o presidente do Sindcaf do Acre, Juciner de Araújo, o recente sindicato tem uma importante missão de organizar a categoria para insistir na valorização destes profissionais diante da sociedade local. A mobilização de ontem serviu justamente para dar o pontapé inicial nesta aproximação com a população.


“Esta é uma forma de nos mostrarmos mais presentes junto às pessoas.Eu creio que hoje (ontem, 20) temos a comemorar esta maior ‘união’ que está sendo concretizada entre os profissionais acreanos e a utilidade que o farmacêutico tem para a saúde brasileira. Para ter idéia, temos um curso de 5 anos, em 73 áreas. Em contrapartida, a nossa valorização (profissional, salarial,etc) ainda não é a ideal perante a sociedade, em face de tudo o que fazemos. Para mudar isso,participaremos mais da vida das pessoas, a cada dia”, destaca.


Outra ressalva importante feita pelo presidente foi o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir que o farmacêutico passe um turno de pelo menos 4h nas farmácias da cidade. O propósito do acordo é fazer com sempre haja um farmacêutico disponível no local pra atender a população. Segundo Juciner de Araújo, medidas como esta devem sempre ser adotadas para dar segurança à população, em especial agora, com a restrição aos antibióticos nas farmácias. Ao todo,o Sindcaf/AC reúne cerca de 260 farmacêuticos.

Sair da versão mobile