Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre inova com projeto de educação musical

Inscrições para os 15 cursos gratuitos, entre populares e eruditos, oferecidos pelo programa de formação da Escola Acreana de Música extrapolaram as expectativas em seu primeiro dia, ontem, 17, com cerca de 500 inscritos, um público formado por crianças, jovens e adultos. As inscrições estão abertas até o 25 deste mês, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, na Escola Acreana de Música.

O programa representa uma inovação em termos de formação musical, cuja ação do Governo do Estado, coordenado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, tem como objetivo promover ações artístico-culturais como estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo e aprimoração de habilidades, além de revelar talentos.

Segundo o diretor-presidente da FEM, Dircinei Francisco Lima de Souza, que acompanhou o primeiro dia de inscrição, o número poderá chegar a 2 mil pessoas. “Era esperado que fosse dessa forma. O espaço já possui sua dinâmica, pois as comunidades do Conjunto Tucumã e dos bairros do entorno sempre frequentaram os cursos oferecidos no antigo Centro Cultural Tucumã. Hoje a Escola Acreana de Música tem um espaço com capacidade para abrigar cerca de 400 alunos. A semente foi lançada pelo Governo do Estado e a idéia é abrirmos o diálogo com a comunidade. O acreano possui uma veia musical que precisa ser alimentada. Prova disso são os vários talentos que despontam a toda hora”, disse.

Dircinei apontou que uma das idéias com o programa é a criação dos núcleos de formação musical em alguns bairros, como extensão do projeto de formação da Escola Acreana de Música. “Será uma ação focada na formação musical principalmente para os jovens. Esses núcleos, extensão do projeto, com certeza poderão atender a comunidade dos bairros distantes da Escola. Além disso, teremos apresentações da Big Band, uma junção dos alunos dos cursos de formação erudita e popular em escolas, praças e outros espaços da comunidade”, destacou.

Após essa etapa, os inscritos passarão por um processo seletivo. As aulas estão previstas para começar no início de março. Serão aceitas inscrições de crianças a partir dos cinco anos, acompanhadas dos pais.

 Processo seletivo – No teste de seleção, será aplicada uma metodologia simples, em que o candidato não precisará ter o domínio sobre as técnicas musicais.

“O teste é perceptivo e o trabalho envolverá a coordenação motora, afinação, a memória rítmica e a melódica. Esse é um dos momentos mais ricos, pois acabamos descobrindo vários talentos”, comentou o maestro Cunha, um dos coordenadores do programa de formação musical da escola.

Os cursos serão ministrados por doze professores, divididos entre teoria e prática, e têm duração de dois anos. O conteúdo envolverá a prática instrumental e a metodologia como teoria musical: percepção, solfejo, história da música e técnica vocal. As aulas vão acontecer duas vezes por semana – de segunda a sexta-feira -, nos três períodos. (Agência Acre)

Sair da versão mobile