X

Inscrições do Sisu são prorrogadas até quinta-feira

Por determinação judicial, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até as 23h59 de quinta-feira (20) o prazo de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período se encerraria amanhã.


O sistema foi aberto ontem (16) e os alunos relataram dificuldades para acessar a página, que ficou sobrecarregada. Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.


De acordo com o MEC, além da prorrogação das inscrições, a Justiça determinou ainda que o sistema de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas utilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) seja estendido a candidatos de todos os estados. Antes, apenas os alunos cariocas poderiam se inscrever por meio da reserva.


Para participar do Sisu, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os candidatos devem acessar o site e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.

Até ontem, o Sisu recebeu 357 mil inscrições. Com o adiamento do prazo, o cronograma de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), previsto para iniciar na quarta-feira, também será modificado.

Leia mais:

MEC limita tempo de acesso à página do Sisu; primeiro dia tem 357 mil inscritos

 A partir de hoje (17), o tempo de acesso ao site de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será limitado, de acordo com nota divulgada pelo Ministério da Educação. Cada estudante terá 20 minutos para fazer a inscrição e, caso não haja movimentação por dez minutos, a página será fechada.

O objetivo, de acordo com a pasta, é reduzir a navegação excessiva. Ontem (16), primeiro dia de inscrições, 357 mil alunos se cadastraram. O ministério admitiu que, ao longo do dia, foram registrados problemas de instabilidade e de lentidão no portal por conta do volume excessivo de procura.

A orientação do MEC é que as simulações sejam feitas no hotsite (http://sisu.mec.gov.br/). O Sisu começou a funcionar às 6h de ontem e segue até amanhã (18).

O estudante pode se inscrever em até dois cursos, sendo que um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, o aluno perde a vaga.

Quem for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.  (Agência Brasil)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: