Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre em janeiro é o mais baixo dos últimos 10 anos

O Rio Acre apresentou o nível de 4,67 metros ontem, 4, volume bem abaixo do verificado para o mês de janeiro nos últimos 10 anos, quando o nível chega em média a 9 metros. O fenômeno pode estar associado ao baixo índice de chuvas nos 4 primeiros dias do ano, que juntos registraram 24,6 mm. Dificilmente, este mês alcançará a média para janeiro, que é de 276 mm, segundo as informações contidas no relatório diário elaborado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Baixa-no-rio
Segundo o pesquisador Davi Friale, estes fatores excluem a possibilidade de enchentes no Rio Acre e seus afluentes neste ano. Ele explica que o posicionamento atípico de grandes massas de ar sobre a América do Sul tem causado diminuição na quantidade de chuvas no Estado, principalmente sobre a bacia do Rio Acre. Friale esclarece que este é o motivo do baixo nível do rio mesmo em janeiro.

A zona de convergência de umidade do Atlântico Sul, que consiste, nesta época do ano, em extensa faixa de nuvens carregadas, que vai do Acre ao Rio de Janeiro, está mais deslocada para outras áreas da região Norte e para a região Nordeste. “É por isso que as chuvas têm ocorrido quase que somente nas tardes e, mesmo assim, são de curta duração e em pontos isolados. Portanto, é pequena a probabilidade de ocorrer alagação este ano em Rio Branco”.

No final do mês janeiro de 2010, o nível do Rio Acre alcançou 13,6 metros, ultrapassando a cota de alerta de 13,5 metros, atingindo alguns bairros mais próximos às suas margens. A cota de transbordamento do Rio Acre é de 14 metros.

Sair da versão mobile