Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

OCA registra média de três mil atendimentos diariamente

Parece óbvio, mas não é. Atendimento prioritário na OCA  Rio Branco é mesmo ‘prioridade’ em todos os 200 terminais da central. O direito constitucional garantido a mulheres gestantes, idosos, deficientes físicos e pessoas acompanhadas de crianças de até 2 anos representa 50% do atendimento diário da unidade. Hoje, 15 dias depois do início das atividades, a OCA já chega a 3 mil atendimentos.
Oca1401
Para se ter idéia da vantagem da central, o serviço oferecido em instituições públicas, bancárias e supermercados, por exemplo, tem em média dois terminais destinados a pessoas com atendimento prioritário. Isso causa longas filas e tempo maior de espera.

A diretora da OCA, Sídia Go-mes, explica que por representar um índice alto de clientes, as prioridades exigiram a distribuição igualitária em todas as mesas de atendimento. A ordem de chegada define o local na fila. “Muitas pessoas não entendem, mas aqui estamos mesmo cumprindo o que preconiza a constituição. Não há destinação de um ou outro guichê. Todos atendem prioritariamente as prioridades”, afirma.

Com a meta de atendimento prevista para junho já alcançada em apenas 15 dias de funcionamento, a OCA já é referência na oferta de serviços aos cidadãos. Preparada para atender diariamente 5,5 mil pessoas, o local recebe hoje 3 mil. Destes, mais de 500 são prestados por 26 instituições em 200 pontos de atendimento, das 8 às 18 h, incluindo os serviços bancários.

Serviço de identificação é o mais procurado – A reunião de diversos serviços em um único lugar atrai famílias inteiras para solicitar a retirada de documentos. Para elas, foi criado na OCA Rio Branco o Kit Família, que distribui uma única senha para todos os integrantes (pai, mãe e filhos), o que reduz o tempo de espera e facilita a circulação entre as instituições e serviços.

Os organizadores da central de atendimentos verificam, ainda, um novo fenômeno. O número de solicitações para a expedição da carteira de identidade para crianças cresceu bastante.

Atraída pela praticidade e conforto, a dona-de-casa Elissandra Carvalho aproveitou a manhã para tirar o documento de identidade para o filho Wellison, de 5 anos. “Aproveitei que aqui a gente faz tudo e vim tirar a carteira de identidade. Às vezes a gente vai viajar e é bom ter um documento com foto. É melhor que a certidão também”, diz. Na unidade o serviço de renovação de identidades com data de validade é gratuito.

Sair da versão mobile