Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operador de máquinas pesadas: uma profissão em expansão no Acre

Uma profissão em plena expansão na área da construção civil no Estado do Acre é a de operador de máquinas pesadas. Além de ser uma ocupação de crescente demanda, a média de salário é bem interessante para candidatos com pelo menos nível fundamental completo, a partir dos 18 anos, que queiram se enveredar pelo setor: R$ 1.800.

O Núcleo de Construção Civil do Senai-AC iniciou em janeiro três turmas do curso de “Operador de Máquinas Pesadas”, sendo duas de qualificação (iniciantes) e uma de capacitação (aperfeiçoamento), com duração de 160h o primeiro, e de 80h o segundo.  De acordo com o instrutor Luiz Pires Barbosa, que é da área de Operação de Equipamentos de Máquinas de Grande Porte do Senai do Amapá, trata-se de uma área muito abrangente para o Acre e estados vizinhos. “Isso porque a construção civil é muito extensa, principalmente na área de terraplanagem no Estado inteiro. Existem muitos profissionais atuando, mas sem certificação e agora muitos deles estão buscando se capacitar”, informou.

Para as aulas práticas, que acontecem na Usina de Asfalto do 7º BEC em Senador Guiomard, o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Acre (Deracre) disponibilizou as máquinas pesadas: um trator de esteira; uma motoniveladora; uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica. “O aproveitamento dos alunos está sendo espetacular”, elogiou Barbosa. Antes da prática, porém, o aluno aprende a executar as operações da máquina que ele vai exercitar ainda na sala de aula por meio de softwares de simuladores.

“Eles saem operando de maneira básica, conhecendo todos os fundamentos, mas só se tornará um operador dos melhores com pelo menos seis meses de prática, pois a habilidade só vem com isso”, explicou. Ao término do curso os alunos saem conscientes da área de segurança da operação, conhecendo manutenção básica da máquina, relacionamento em equipe. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile