Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parceria entre prefeitura e Eletrobras permite fazer podas adequadas nas árvores urbanas

A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Eletrobras Distribuidora vem permitindo a realização de podas adequadas nas árvores que afetam a rede elétrica na Capital. Em dezembro do ano passado, técnicos da Eletrobras passaram pelo Curso de Poda de Árvores Urbanas, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).  A capacitação  gerou um novo momento na política de combate aos pontos de interrupção no fornecimento de energia elétrica:  os galhos das árvores provocavam  curto-circuito, o que contribuía para um apagão.

A Eletrobras deu início às podas dessas árvores mas o trabalho não vinha sendo feito com as técnicas adequadas, o que amea-çava a vida da planta. A poda incorreta pode trazer acúmulo de água, o que pode apodrecer o tronco – ou deixar a copa instável, facilmente prejudicada pelos ventos.

A situação gerou queixas da população e, em reunião que contou com a participação do prefeito Raimundo Angelim e o assessor da presidência da Eletrobras no Acre, Celso Matheus, a Semeia propôs o termo de cooperação para reduzir a burocracia da emissão individual de licenças para podas (cada árvore necessitaria de uma autorização).  Através do  curso, conseguiu-se o  conhecimento do trabalho que os podadores já detinham. “Foi feito também um trabalho de sensibilização com os técnicos em relação às arvores”, disse Silvia Brilhante, secretária municipal de Meio Ambiente.  A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A Eletrobras ampliou o curso, levando a participação de podadores de todo o Estado. As próximas aulas serão realizadas de 18 a 24 de janeiro e o curso de operação de motosserra para podas será no dia 27.  (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile