Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Quase 70% do empresariado acreano considera vendas de Natal satisfatórias

vendas_de_natal_20

Pesquisa realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Acre) mostra o nível de satisfação do empresariado local com as vendas no final de 2010. De acordo com os dados, 69% deles ficaram satisfeitos com os resultados obtidos, com vendas acima das que foram registradas em 2009. Para 18%, os lucros não foram tão bons e ficaram abaixo do ano anterior.

Segundo a pesquisa, 42% dos empresários que consideraram o Natal de 2010 positivo avaliam as vendas como ‘boas’, enquanto 15% dizem que tiveram  um período ‘excelente’.  Eles estimam que houve um crescimento entre 15% e 30% nas vendas.  A pesquisa Fecomercio mostra que o nível de con-fiança das empresas na capacidade de pagamento dos consumidores é alta.

A grande maioria deles afirmou não ter recorrido ao Serviço de Proteção ao Crédito para a aprovação de um crédito na hora das compras.  Após o bom momento das vendas de final de ano, agora o comércio se prepara para um dos períodos mais baixos de desempenho, que é o começo do ano.

Para enfrentar o problema, começam a surgir as liquidações e as chamadas ‘queima de estoque’. É nessa época que os preços estão bem abaixo de outros meses. De acordo com os dados, 62% dos empresários vão recorrer a promoções para atrair a clientela agora em janeiro. Os descontos podem va-riar entre 15% e até a metade do preço anunciado.

Além dos descontos, o comércio não deixará de oferecer as tradicionais formas de pagamento, como o crediário – modelo este já bastante recorrido pela grande maioria dos consumidores. A pesquisa consultou 136 empresas, no período de 27 a 30 de dezembro.

Sair da versão mobile