Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rede pública de ensino ainda disponibiliza vagas na Capital

Do ensino infantil ao médio, ainda é possível encontrar vagas nas escolas públicas das redes municipal e estadual, mesmo após a conclusão do período de matrículas. Só que os pais não deverão mais encontrar vagas nas escolas próximas de suas casas para todas as séries, segundo os primeiros levantamentos divulgados pelas secretarias de Educação do Estado e do município. Ainda em processo de finalização dos dados referentes ao ano letivo de 2011, já é possível afirmar, por exemplo, que houve aumento no número de alunos nos ensinos fundamental e médio. Na rede estadual, as crianças de 6 a 14 anos foram 100% atendidas. Na municipal, há 640 vagas para ensino infantil e fundamental.
Vagas-rede-publica
As séries iniciais de cada uma das etapas de ensino são as mais procuradas: 1º ano do ensino fundamental, 6ª ano do ensino fundamental (corresponde à 5ª série) e 1º ano do ensino médio. A previsão é de que o índice de alunos matriculados neste ano supere o de 2010, quando 157 mil crianças e jovens foram incluídos na rede estadual, que mantém hoje 88 escolas urbanas e 84 escolas na zona rural.

A partir da próxima semana será possível saber com detalhes o número de vagas em cada uma das escolas do município. O departamento de gestão da Secretaria Municipal de Educação está capacitada para orientar os pais sobre as escolas e suas localidades. “Nem sempre as vagas que temos para oferecer agora estão onde os pais querem, mas ainda há vagas até para o primeiro ano do ensino fundamental”, garante Adineth Casseb, diretora de gestão em exercício.

A Secretaria de Educação do Estado também orienta os pais a buscarem vaga na escola mais próxima de casa. Caso não consigam, devem se dirigir à Secretaria de Educação para verificar qual o colégio que possui vaga e fique nas proximidades da sua casa.

Para as pessoas não alfabetizadas, a SEE está com matrículas abertas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quem deseja se informar sobre os programas de alfabetização disponíveis e em quais escolas deve procurar as unidades de ensino mais próximas de casa ou a própria Secretaria de Educação.

Sair da versão mobile