Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Revisão de marcapassos será realizada no Hospital das Clínicas segunda e terça-feira

Até pouco tempo atrás, pacientes cardíacos portadores de marcapasso saíam do Acre para fazer a revisão do aparelho – que não demora mais do que uma consulta – para cidades como Brasília, Goiânia e São Paulo. Um desconforto para um procedimento simples e que há 3 anos tem resolução no Estado. Uma equipe do Hospital Real Português de Pernambuco (HRPP) faz nesta segunda e terça-feira, 23 e 24, a primeira das duas avaliações anuais destes aparelhos.

 A inspeção será feita em Rio Branco, no Hospital das Clínicas (ex-Fundhacre), e em Cruzeiro do Sul, no Hospital Regional do Juruá. Estão cadastrados no sistema de saúde esta-dual em torno de 147 pacientes portadores de marcapassos, entre crianças, jovens e adultos.

O cardiopediatra Rogério Holanda e o cardiologista Alexandre Baltar avaliam na visita se há a necessidade de trocar o gerador ou implantar marcapassos em novos pacientes. Neste caso, o procedimento é realizado no centro cirúrgico, com uso de anestesia local ou geral, em crianças, se for o caso. De 2008 a 2010, foram implantados no Acre 60 destes equipamentos. Somente neste ano, quatro pacientes receberam o aparelho, utilizado para estabilizar o funcionamento do coração e proporcionar batimentos mais regulares. A cada 15 dias, a equipe do Hospital Real volta ao Estado para avaliar outras patologias cardíacas junto com a equipe do Hospital das Clínicas, ou mesmo antes deste prazo, se houver qualquer tipo de emergência.

A gerente do serviço de Tratamento Fora de Domicílio, Ediná Monteiro, destaca que a visita da equipe do HRPP propor-ciona mais conforto aos pacientes, que podem fazer o tratamento no meio familiar. “Quem mora na região do Juruá, por exemplo, se tivesse que se deslocar para Rio Branco teria problemas. Só há uma casa de apoio para receber pacientes de todo Estado. Para o governo, não existe economia em se tratando de saúde, mas é muito melhor para estes pacientes estar perto da família e ter esse contato com a equipe médica”, diz.

Quem já possui cadastro no serviço de TFD deve procurar o setor, localizado no andar térreo do prédio da Secretaria de Saúde (antigo Banacre) para fazer o agendamento. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelos números 9971-2624 (com Mariane) e 9971-7225 (Ediná).

Sair da versão mobile