Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saerb amplia em mais de 50% as ligações de água em Rio Branco

Inaugurado no final do ano passado pelo Governo do Estado e atualmente administrado pelo Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) o sistema de fornecimento dos bairros Custódio Freire e Irineu Serra transformou uma dura rotina de desabastecimento que persistiu durante mais de quatro décadas. Em dezembro de 2010,  implantou-se uma  rede de 16 quilômetros ao custo de cerca de R$ 1,8 milhão em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), acabando com a falta de água naquela região.

Criada há cinquenta anos, a vila Custódio Freire viveu dias sofridos no abastecimento de água. No verão, em algumas situações, as pessoas eram obrigadas a buscar água em um açude próximo. A obra é resultado do compromisso do presidente Lula com o povo do Acre, e se trata de um sistema dos mais complexos já administrados pelo Saerb. “Tenho casas de aluguel e meus inquilinos não tem reclamado”, disse Marcos Aurélio Dantas de Souza, cuja família, vive há  mais de trinta anos na vila Custódio Freire.

Cipriano Castro do Nascimento, mora há quarenta anos no bairro Irineu Serra, uma área de proteção ambiental que por  anos a fio sofreu com a falta de água, mas agora, segundo ele, “está tudo ótimo”: “a água vem dia sim dia não. Mas não tem faltado como antes”, disse Cipriano. Os bairros Custódio Freire e Irineu Serra estão localizados em terras altas e não há lençol freático com  água de qualidade. “Muita gente cavou poço de 100 metros ou mais para achar água. E quando achou não era boa, não dava para  beber”, conta Marcos Aurélio.

Sobretudo, o sistema nas vilas custódio Freire e Irineu Serra, estão no bojo de planos ainda maiores. A meta do Saerb é ousada, conforme se pode avaliar pelo planejamento estratégico da empresa para os próximos anos. Atualmente, consegue atender 70% da população no tocante à água e 17% relativo ao esgoto. O novo sistema, o programa Água 24 Horas,  vai permitir água o dia inteiro e todo dia nas torneiras, além de ampliar o abastecimento para toda a área urbana.

Sair da versão mobile