Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Venda de veículos em 2010 fica 21% acima do ano anterior, diz Fecomercio

carros_venda_20

As vendas de veículos automotores durante o ano passado ficaram 21% acima do registrado em 2009. Ao todo, mais de 8.000 carros saíram das concessionárias e 12.500 motos. Para 2010, o setor acreano esperava um crescimento de 12%. Os resultados são considerados mais do que satisfatórios, por conta de no ano passado ter expirado todas as isenções fiscais dadas pelo governo federal para impulsionar o segmento, ante a crise financeira iniciada de 2008.


A venda de veículos no Acre teve desempenho acima até mesmo da média nacional. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de  Veículos Automotores), as vendas em 2010 ficaram 11,9% superiores. Foram produzidos 3,6 milhões de automóveis no Brasil em 2010, crescimento de 14% em cotejo com o ano precedente.
Nos dados do Acre não estão contabilizados, ainda, o desempenho das concessionárias de veículos pesados, como os caminhões. Para o presidente da Fecomercio (Federação do Comércio), Leandro Domingos, os resultados representam o bom momento vivido pela economia brasileira, com o retorno do crédito fácil e desburocratizado após a crise.


A diminuição das taxas de juros foi o que mais atraiu os consumidores a voltar para as lojas. O fim da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) não afugentou a clientela. Para recompensar o retorno do imposto, as concessionárias adotaram estratégias de venda, como oferecer emplacamento e IPVA grátis, além de acessórios para o carro.


Ante o ano de mudanças no governo federal, responsável pela condução da política econômica do país, o setor faz previsões mais cautelosas. Analistas não acreditam em mudanças bruscas na condução da economia no governo Dilma Rousseff, mas avaliam que o Brasil diminuirá o ritmo de crescimento. Após um PIB que pode ficar em 7,5% em 2010, a estimativa é que em 2011 o país cresça pouco mais de 4,5%.

Sair da versão mobile