Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Avião Caravan faz pouso forçado a 10 km do aeroporto

Um avião Cessna Caravan, da empresa Rio Madeira – Rima Aerotáxi, realizou pouso forçado num ramal a 10 Km do aeroporto de Rio Branco, na tarde de ontem. Um problema no motor causou a emergência, segundo o comandante Cairo, que pilotava a aeronave. O turboélice transportava carga desde Tarauacá (450 quilômetros de Rio Branco).
Aviao2201
O helicóptero do Governo do Estado resgatou o co-piloto, identificado apenas por Roberto. O comandante foi socorrido por terra, por uma equipe do Samu, e informou que a aeronave sofreu uma pane no motor, quando já estavam em procedimento de pouso no aeroporto de Rio Branco.

Eles utilizaram um ramal nas proximidades para suavizar a emergência. Segundo as últimas informações, a queda não teria ocorrido de forma brusca por conta da “grande razão de planeio da aeronave”, informou um aeronauta que foi ao local do acidente. Em outras palavras, a aeronave tem asas muito eficientes em caso de pane e pode suavizar a aproximação com o solo em vôos planados. Os pilotos optaram por um ramal das redondezas.
“Eles estão apenas em estado de choque”, contradisse um dos socorristas do Samu.

No dia 29 de outubro de 2009, um avião do mesmo modelo, pertencente à Força Aérea Brasileira, caiu próximo de Cruzeiro do Sul, a caminho de Tabatinga, dentro do Igarapé Iacurapá, após decolar do município (640 Km de Rio Branco), ferindo seis pessoas e matando outras duas. Na ocasião, uma pane no motor também causou o acidente.

Na quarta-feira, 19, um Embraer-721 Sertanejo, de pequeno porte, também fez um pouso forçado em uma praia próxima ao município de Eirunepé, no sul do Amazonas. A aeronave havia saído de Rio Branco, feito escala em Manoel Urbano e seguido para Eirunepé, quando sofreu a pane no motor.

 

Sair da versão mobile