X

Secretário de Segurança manda apurar fuga de 9 detentos do presídio estadual

O novo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, estreou na pasta  enfrentando a fuga de nove detentos do Presídio Estadual Dr. Francisco D´Oliveira Conde. A evasão ocorreu na noite do último domingo, 2, quando os detentos do Pavilhão D  daquela unidade de segurança realizaram o chamado ‘cavalo doido’. Eles aproveitaram o momento em que um agente penitenciário abriu a grade da cela e saíram correndo passando por cima do agepen, que sofreu ferimentos e fratura na clavícula.


Dos nove detentos que escaparam, cinco já foram capturados. Dois foram presos ainda no interior do pátio do presídio, outro foi recapturado por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na manhã de ontem, 3, em um matagal localizado na BR-364, próximo ao Distrito Industrial. E outros dois foram presos na tarde de ontem.

Quatro  ainda estão foragidos, por isso, a Secretaria de Segurança deixou em alerta todas as polícias da Capital e interior, a fim de capturar os foragidos o mais rápido possível.

Na manhã de ontem, o secretário de Segurança reuniu a imprensa para informar que determinou investigações para apurar a fuga dos detentos e saber se houve falha na segurança.

Durante entrevista coletiva, Renir Graebner informou que já começou o plano de ação no combate à violência no Estado e que essa ação é conjunta com vários setores da sociedade, através da integração entre as polícias para desenvolver ações preventivas, repressivas e sociais.

Para Renir, a questão de violência não se resolve somente com a repressão. Ele afirmou que o princípio de uma ação eficaz no combate à violência é agir na origem dela e isso inclui ações sociais, integração de setores e inteligência.

Os quatro que ainda estão foragidos são presos provisórios que respondem por diversos crimes, desde tráfico de drogas até roubo (assalto).


Os que já foram presos:
A PM recapturou na manhã de ontem (3), Cassiano Fernandes da Costa, 24 anos, preso por crimes de estelionato, homicídio e porte ilegal de arma.
Creilson Rodrigues de Oliveira, 20 anos, foi pego ontem a tarde, por policiais civis do Grupo Especial de Capturas (Gecapc), quando estava em uma casa, no Ramal do Breu, Travessa do Pescador, Rodovia BR-364. Rodrigues aguardava julgamento por crime de furto qualificado, enquadrado no artigo 155 do Código Penal.
Adônis Fernando Berto, 19 anos, foi preso na noite de ontem, no bairro Santa Inês, pela Polícia Civil. Ele cumpre pena por envolvimento em crimes de roubo (assalto) e receptação.

Ainda estão foragidos:
Deibson Cabral Nascimento, 20 anos, acusado de envolvimento no assalto à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. No dia da invasão, seguida de roubo, um policial civil foi ferido a golpes de coronhada aplicada pelo acusado.

Devid Vicente de Oliveira, 23 anos, acusado por homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Leandro Souza dos Santos, 24 anos, responde por crime de homicídio qualificado, Artigo 121 do Código Penal.

Roniclei Nascimento de Oliveira, 20 anos, preso por crime de homicídio qualificado. Ele estava aguardando julgamento.

Categories: POLICIA
A Gazeta do Acre: