Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bancada do Acre e de outros 2 estados serão totalmente novas

As bancadas de três estados no Senado Federal serão inteiramente renovadas na próxima legislatura. Embora na última eleição somente duas das três vagas de senadores tenham sido colocadas em disputa em cada estado, as bancadas do Acre, Minas Gerais e Santa Catarina terão três senadores novos, com suplentes assumindo a terceira vaga em decorrência de eleição dos titulares para o cargo de governador e do falecimento do senador Eliseu Resende (DEM/MG).
Senado0901
Com a renúncia do senador Tião Viana (PT) para ocupar o governo do Acre, assumiu seu suplente, Aníbal Diniz (PT). A bancada se completa com o ex-governador Jorge Viana (PT), irmão de Tião, e com o atual deputado federal Sérgio Petecão (PMN).

A eleição de Raimundo Colombo (DEM/SC) para o governo de Santa Catarina também “zerou” a bancada do estado. Seu suplente, Casildo Maldaner (PMDB), fará companhia ao ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e ao atual deputado federal Paulo Bauer (PSDB).

Em Minas Gerais, a morte do senador Eliseu Resende (DEM/MG) no segundo dia deste ano também acarretou a renovação integral da bancada. O suplente, que agora assume o mandato pelos próximos 4 anos, é o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade. Clésio foi vice-governador de Minas no primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB), que também compõe a bancada mineira, completada pelo ex-presidente Itamar Franco (PPS). (José Paulo Tupynambá / Agência Senado)

Sair da versão mobile