21 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Brasil terá sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
17/01/2011 - 17:59
Manda no zap!CompartilharTuitar


Por determinação da presidenta da República, Dilma Rousseff, o governo federal vai implantar no Brasil um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais. A partir da conjugação de dados meteorológicos e geofísicos, será possível dar o aviso para que as populações sejam retiradas das áreas de risco. A informação foi transmitida pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, que participou de reunião, na manhã desta segunda-feira, 17, no Palácio do Planalto.

Mercadante disse que o supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), terá condições de promover levantamento da incidência de chuvas, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo. Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Instalado em Cachoeira Paulista (SP), o supercomputador Tupã é um modelo XT6 da Cray capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo. Adquirido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Tupã está entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos em mudanças climáticas.

Levantamento geofísico – Mercadante previu que já no próximo verão será possível dispor de informações adicionais para prevenir catástrofes naturais, mas o sistema entrará em operação plena num período de quatro anos. De acordo com o ministro, serão necessários pluviômetros, radares, levantamento geofísico das áreas no país, além do treinamento de pessoal para operar o sistema. A reunião no Palácio do Planalto contou também com a participação dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Nelson Jobim (Defesa), José Eduardo Cardozo (Justiça), Alexandre Padilha (Saúde) e Antonio Palocci (Casa Civil).

A presidenta Dilma também determinou a ida dos ministros Bezerra Coelho, Jobim e Cardozo ao Rio de Janeiro, amanhã (18/1). O objetivo é acompanhar de perto as ações em curso de ajuda aos moradores da região serrana fluminense. De acordo com Bezerra Coelho, tal medida permitirá o monitoramento mais próximo das áreas. Ele informou também que foi publicada no Diário Oficial da União a medida para liberação de R$ 100 milhões para os governos do Rio e dos municípios atingidos pelas enchentes.

Durante a entrevista, Bezerra Coelho reconheceu a necessidade de reaparelhamento da Defesa Civil no país e que isso se dará, num primeiro momento, com a imediata formação de gestores para atuação neste sistema. O ministro acredita ser preciso a implantação de um modelo no âmbito nacional, estadual e municipal. “A reunião serviu para definirmos as diretrizes para que possamos ter um sistema de Defesa Civil nacional”, garantiu.

Já o ministro Jobim informou que as Forças Armadas, no caso específico verificado na região serrana do RJ, atuam em apoio às autoridades locais. Segundo ele, foram deslocados 580 militares das três forças para a região. Enquanto isso, de acordo com o ministro José Eduardo Cardozo, o contingente de 225 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública dão suporte às operações nos municípios mais prejudicados pela tragédia. (Assessoria)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Temer acredita que partidos insatisfeitos com cargos não prejudicarão votações no Congresso

Próxima Notícia

Dono de bar é flagrado armado com revólver

Mais Notícias

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES
POLÍTICA

Motta limpa a pauta e deve se reaproximar de Lula de olho em 2026

21/12/2025
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

Justiça Eleitoral garante ações rigorosas para barrar crime organizado nas eleições do Acre

20/12/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
POLÍTICA

STF anula parte das provas da Operação Ptolomeu contra Gladson, que comemora decisão

20/12/2025
Foto: Anne Nascimento
POLÍTICA

‘Dava para continuar sendo deputado à distância’, diz João Marcos Luz sobre Eduardo Bolsonaro

19/12/2025
Foto: Agência Senado
POLÍTICA

Senadores do Acre votam a favor de projeto que corta benefícios fiscais e aumenta tributos sobre bets e fintechs

19/12/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

PCCR dos servidores da Saúde do Acre no orçamento: veja perguntas e respostas

18/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Dono de bar é flagrado armado com revólver

Bandidos assaltam e espancam mecânico

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre