Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em visita a centro de saúde, Angelim e Leal agradecem parceria com governador Tião Viana

angelim_posto_20

Maior número de médicos e plantão até 20h agilizam e dão mais qualidade no acolhimento na Urap Hidalgo de Lima

O prefeito Raimundo Angelim e o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, realizaram no final da tarde de quinta-feira, 7, inspeção à Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidaldo de Lima,  no bairro Palheral, onde constataram que a parceria estabelecida entre Prefeitura e Governo do Estado vem trazendo importantes resultados no acolhimento e nas ações humanizatórias no sistema de saúde pública. “Queremos agradecer ao empenho do governador Tião Viana que não vem medindo esforços em favor da saúde”, disse o prefeito.


As Uraps HIdaldo Lima, São Francisco e Eduardo Assmar receberam, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, reforço na sua escala de atendimento, o que possibilita o funcionamento até às 20h diariamente, com uma hora de intervalo para visitas.  Sobretudo, estão contando com oito clínicos gerais, dois ginecologistas e dois pediatras nos períodos da manhã e da tarde. “Os médicos permanecem de plantão com ou sem pacientes. Assim, as pessoas podem ir à tarde na unidade, no começo da noite, que serão atendidas até mais rápido”, informou o secretário Osvaldo Leal.


O Hidalgo de Lima realiza cerca de 500 atendimentos ao dia. O atendimento  diferenciado, realizado através da classificação de risco por um enfermeiro orientador de fluxo, possibilita agilidade no agendamento, consulta e exames: “Do momento em que o paciente entra na unidade até sua saída o tempo médio é de 20 minutos”, informou Mônica Brasileiro, diretora da Urap Augusto Hidaldo de Lima. Os exames também não demoram. O resultado de um hemograma, por exemplo, sai em duas horas.  Mônica disse que o centro atende pessoas de Boca do Acre, no Amazonas e até de Porto Velho, Rondônia.


Usuários se declararam satisfeitos com o atendimento. “Foi um médico jovem que me atendeu. Muito bom, foi ótimo”, afirmou o mestre-de-obras José Maria, que destacou a rapidez na consulta e diagnóstico.
(Ascom/PMRB)

Sair da versão mobile