Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco já pode assistir a TV e a Rádio Senado

Aquilo que antes só era possível através de parabólicas ou TVs por assinatura já está disponível para toda a população de Rio Branco. Desde ontem as emissoras de rádio e televisão do Senado entraram no ar para a Capital através de canais abertos. O governador Tião Viana (PT), que lutou muito no Senado para que isso acontecesse, não escondia o seu contentamento. “As emissoras parlamentares darão acesso à população para julgarem se as decisões dos legisladores estão corretas”, afirmou.
Tv-senado18
Operando através da estrutura do Sistema Público de Comunicação do Estado, a Rádio será captada na sintonia FM 100,9 e a televisão no Canal 16. O diretor de comunicação da Rede Senado, Fernando César Mesquita, durante solenidade na Biblioteca Pública, garantiu que esse é mais um passo do parlamento de aproximação com a população brasileira. “O Senado é a Casa da Federação e as unidades são todas iguais. Queremos estar presentes nos lares dos brasileiros para que os debates políticos que acontecem no Senado repercutam e envolvam a população. Afinal de contas, são decisões que afetam a vida de todos nós”, ponderou.

O Acre exposto para o Brasil
Uma das vantagens da chegada das emissoras públicas será a oportunidade dos brasileiros de outras regiões poderem se informar mais sobre a realidade do Acre. Segundo o diretor- geral da TV Senado, Haroldo Feitosa, haverá uma série de produções para mostrar a cultura e a política do Estado. “Temos como política em todos os estados onde operamos de manter um bom nível de informação sobre a cultura e a política local. Há uma proposta ao resto do país da TV Senado para a troca de informações. A Secretaria de Comunicação do Acre vai nos fornecer matérias e vamos acessar os jornais locais para fazer um resumo do que está acontecendo. Não é do nosso interesse fazer divulgação apenas do Governo do Estado”, garantiu.

Democratização da informação
O governador Tião Viana, que esteve 12 anos no Senado, acredita que a sua luta para conseguir trazer os canais parlamentares é uma herança que deixará aos seus sucessores. “Os três senadores acreanos estarão muito mais próximos da população porque as notícias vão chegar em tempo real pela TV e a Rádio Senado. Assim ganha a democracia e a consciência política do eleitor que vai poder fazer um melhor julgamento. Jorge Viana (PT/AC), Aníbal Diniz (PT/AC) e Sérgio Petecão (PMN/AC) vão ter uma oportunidade de mostrar os seus serviços para mais pessoas”, salientou.

As emissoras permitirão uma proximidade maior dos rio-branquenses das atividades parlamentares dos seus representantes no Senado. “Ganha a democracia porque 60 milhões de brasileiros já acessam a TV Senado e vão poder saber notícias do Acre e conhecer a nossa realidade política, os nossos desafios e a nossa luta pelo uso adequado dos nossos recursos naturais e a luta do nosso povo. A diretoria do Senado já nos ofertou a produção da Constituição Federal em Braile para os deficientes visuais e uma cópia de todos os livros do Senado, que tem a mais importante biblioteca do país, que serão colocados numa área para todos acessarem. Acho que a consciência política das pessoas vai crescer com mais informações em tempo real. É um acesso irrestrito às informações democráticas”, finalizou Tião Viana.

Sair da versão mobile