5 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ministérios serão comandados por mulheres pela primeira vez

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/01/2011 - 17:37
Manda no zap!CompartilharTuitar

Os ministérios da Cultura, da Pesca e Aquicultura e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República serão comandados por mulheres pela primeira vez. Para a SDH vai Maria do Rosário, na Cultura entra Ana de Hollanda e na Pesca e Aquicultura assume Ideli Salvatti.

Na Secretaria de Direitos Humanos, a solenidade de transmissão de cargo será realizada às 9h. Professora da rede pública, Maria do Rosário é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em educação e violência infantil. Foi vereadora de Porto Alegre por dois mandatos, deputada estadual e em outubro de 2010 foi eleita para o terceiro mandato consecutivo de deputada federal.

Às 11h, Ideli Salvatti assume o Ministério da Pesca e Aquicultura, em cerimônia no auditório principal do Ministério da Agricultura. Uma das fundadoras do PT em Santa Catarina, Ideli começou a vida parlamentar em 1994 como deputada estadual. No fim da década de 90, foi eleita deputada federal e em 2002, senadora.

Em solenidade, às 18h, no Museu da República, Ana de Hollanda recebe o Ministério da Cultura do antecessor Juca Ferreira. Ela foi diretora de Música da Funarte e atualmente exercia o cargo de vice-diretora do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. (Agência Brasil)

Leia mais:

Novos ministros recebem cargos nesta segunda

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Dos 37 ministérios do governo da presidenta Dilma Rousseff, Vinte novos ministros recebem nesta segunda-feira (3) o cargo de seus antecessores. As solenidades começaram pela manhã e devem durar todo o dia. Os titulares das pastas foram empossados no sábado (1º). No mesmo dia, seis deles receberam o cargo de seus antecessores – o primeiro foi Alfredo Nascimento, dos Transportes. Ontem (2), foram seis cerimônias. As transmissões de cargo terminam amanhã (4) na Secretaria de Assuntos Estratégicos.

As cerimônias de transmissão de cargo serão realizadas nos ministérios da Ciência e Tecnologia, de Minas e Energia, do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento Agrário; da Integração Nacional, Previdência Social, Saúde, do Turismo, das Cidades, da Cultura, das Comunicações, da Pesca e Aquicultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Recebem ainda os cargos dos antecessores os ministros das secretarias de Direitos Humanos, de Políticas para as Mulheres, de Relações Institucionais, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, dos Portos, além do Gabinete de Segurança Institucional e do Banco Central. Uma das que recebeu o cargo hoje foi a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Em discurso, ela afirmou que vai trabalhar com “absoluta consonância” e “sintonia” com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Também afirmou que a prioridade do governo será melhorar os serviços de atendimento à população por meio de “processos estruturantes” nos ministérios. Além disso, Miriam disse que a intenção é aumentar a eficiência dos gastos públicos. “Como se comprometeu a presidenta, trabalharemos incessantemente na busca da melhoria da qualidade do gasto público. Acredito que os gastos de custeio não possam ser satanizados. Mas tenho a convicção, no entanto, de que isso pode ser feito com maior eficiência. Vou reiterar que é possível fazer mais com menos”, discursou.

Em outra cerimônia de transmissão de cargo, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou que a pasta deve cumprir as metas do Plano Nacional dos Direitos Humanos (PNDH 3). A petista também disse que o Estado tem “que resgatar sua dignidade em relação aos mortos e desaparecidos na ditadura”. Ela acrescentou que não se trata de revanchismo. Para a petista, as Forças Armadas fazem parte da consolidação da democracia. (Congresso em foco)

 

 

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo estipula a base de cálculo para o ICMS Verde

Próxima Notícia

Benefício do Bolsa Família será reajustado este semestre, diz ministra

Mais Notícias

Presidente do PT quer apostar todas as fichas para o Senado em Jorge Viana
4º destaque

PT no Acre realiza eleições internas neste domingo para definir os novos dirigentes do partido

05/07/2025
Vereadores se revoltam com ausência de Joabe na Câmara e sessão acaba em confusão
POLÍTICA

Câmara realiza audiência pública sobre execução orçamentária e gestão fiscal do município

04/07/2025
Com investimento de R$ 234 mil, nova UBS é entregue pela Prefeitura no bairro João Paulo
POLÍTICA

Com investimento de R$ 234 mil, nova UBS é entregue pela Prefeitura no bairro João Paulo

04/07/2025
Michelle Bolsonaro confirma vinda ao Acre para encontro do PL Mulher
POLÍTICA

Michelle Bolsonaro confirma vinda ao Acre para encontro do PL Mulher

04/07/2025
Único seringal urbano do mundo, Parque Capitão Ciríaco preserva história viva do Acre no Centro de Rio Branco
POLÍTICA

Kamai critica acúmulo de função por Biths na Saúde e Articulação: ‘inversão de prioridade’

03/07/2025
Vereador Márcio Mustafá é oficializado líder de Bocalom na Câmara de Rio Branco
POLÍTICA

Vereador Márcio Mustafá é oficializado líder de Bocalom na Câmara de Rio Branco

03/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Benefício do Bolsa Família será reajustado este semestre, diz ministra

Após a posse, Tião Viana visita Pronto Socorro de Rio Branco

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre