Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Petecão reforça apoio à “guerra ao crack”.

petecagenciac

Primeiro parlamentar do Congresso Nacional a solicitar através de Indicação um programa federal específico para prevenção e combate ao crack e um dos fundadores da Comissão Parlamentar Anti-crack, criada por seu correligionário Fábio Faria(PMN/RN), o senador  acreano eleito Sérgio Petecão  reconheceu o interesse do Governo Dilma em encarar de frente o problema,”que vem corroendo a sociedade brasileira”. Nesta semana, a imprensa nacional destacou a disposição do novo ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, em combater o crack “com todas as armas que dispõe”.


Segundo Petecão, o ministro Cardozo pretende conversar com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para montar ações conjuntas de tratamento de dependentes químicos. Por orientação direta da presidente Dilma Rousseff, percorrerão o Brasil inteiro em busca de alianças com governadores para integração das polícias Federal, Civil, e Militar, e das áreas de inteligência. Nos bastidores, comenta-se que a presidente Dilma está decidida a dar ao crack o mesmo empenho e dimensão na  prevenção e combate que foi dado a Aids no Brasil,  programa que hoje serve de modelo para o resto do mundo.


O Acre, de acordo com Petecão,  pode ter um papel de relevância neste programa. Principalmente,  diz ele, em razão da posição geográfica do Estado de fronteira  com a Bolívia e Peru, países reconhecidos no plantio e manufatura da folha de coca(matéria prima para o crack). O senador eleito lembrou que já solicitou ao Ministério da justiça no Governo Lula a instalação de Pefrons (Postos Especiais de Fronteira) ao longo dos municípios estratégicos do Acre,”para servir de linha de frente e barrar  a entrada da droga,impedindo de vez que o Acre se transforme em corredor  preferencial do narcotráfico para distribuição em seguida no território nacional e outros países”.


Traçando uma linha já preconizada por  Petecão durante seu mandato deputado federal ,particularmente em relação à segurança, o próprio ministro da Justiça declarou publicamente esta semana que pretende ainda preparar os caminhos para o destino da Proposta de Emenda Constitucional que cria um piso para policiais e bombeiros –a PEC 300-. E ainda deve realizar  uma reunião com a presidente Dilma para tratar do Plano Nacional de Combate ao Crime Organizado. São medidas,de acordo com Petecão,bastante  oportunas “que vêm ao encontro de tudo que viemos falando e solicitando neste últimos tempos. Com isto, o Brasil só tem a ganhar no combate a este câncer que se tornou o crack para muitas famílias”.

Sair da versão mobile