X

Prefeitos de Cruzeiro do Sul e Guajará querem resolver indefinições territoriais

As indefinições territoriais entre Acre e Amazonas têm prejudicado muitos moradores que residem na divisa entre Cruzeiro do Sul (AC) e Guajará (AM). O prefeito Vagner Sales esteve no município vizinho com o prefeito, Hélio de Paula, para tentar transferir o que é de responsabilidade dos municípios.

No encontro também participaram o vereador, Gilvan Freitas, o secretário municipal de Educação, Ivo Galvão, e a secretária de Educação de Guajará. Os dois prefeitos definiram que serão criados grupos de trabalho para fazer um levantamento dos patrimônios ligados à educação, em seguida as doações serão solicitadas as câmaras de vereadores.

De acordo com Vagner Sales, algumas escolas no território amazonense estão sendo administradas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, da mesma forma instituições de ensino do Acre estão sob a responsabilidade de Guajará. “Este ano as escolas ainda vão funcionar como estão, mas a partir do próximo ano já queremos tomar de conta das escolas que são nossas, e repassar as que pertencem ao Amazonas para a Prefeitura de Guajará”, explica o prefeito de Cruzeiro do Sul.

Em abril de 2008 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os limites do Estado do Acre seriam estabelecidos pela Linha Cunha Gomes e referendados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com isso o Acre ganhou mais de 1,2 milhão de hectares de terra do estado vizinho. “O Acre brigou pelas terras, mas não assume. Ganhamos também os problemas que existem nessas áreas e temos que resolvê-los”, afirma Vagner Sales.

O prefeito Hélio de Paula lembra que essa é uma questão entre estados, mas com o bom entrosamento que tem com o prefeito Vagner Sales, está buscando as soluções que são possíveis tomar em nível de município. “O que nós queremos é resolver essas questões para que as nossas populações não fiquem prejudicadas”, finaliza (Neto Vitalino/Assessoria)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: