Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TV e Rádio Senado inauguram emissoras em Rio Branco nesta segunda

O governador do Acre, Tião Viana, preside na segunda-feira (17) a solenidade de inauguração das transmissões da Rádio e da TV Senado na Capital do Estado, Rio Branco, a realizar-se às 9h na TV Aldeia. O diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, e o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita, representam a Casa.
Tv_e_rdio_senado
Com a iniciativa, já são 13 as unidades de transmissão da TV Senado em sinal aberto e gratuito e cinco as estações da Rádio Senado FM no país. Em dezembro a TV Senado inaugurou a sua primeira unidade própria de TV digital em caráter experimental em Brasília, onde possui outras duas estações de transmissão em UHF de padrão analógico. No resto do país, hoje, a emissora de TV transmite sinal em UHF analógico para Rio Branco, Salvador, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Manaus, Natal, Cuiabá e para a Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além disso, desde de 2010, a TV Senado transmite sinal de TV digital, também aberto, utilizando equipamentos e uma subcanalização da TV Câmara, na cidade de São Paulo. Já a Rádio Senado FM, está presente em Brasília, Natal, Cuiabá e Fortaleza e Rio Branco.

Convênio – Na Capital do Acre, os equipamentos de transmissão da TV e Rádio Senado estão instalados na sede da TV Aldeia em razão de convênio firmado entre o Senado Federal e a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. Além de ter viabilizado as transmissões das emissoras do Senado, projeto que vem sendo trabalhado desde 2006, o convênio permitirá uma cooperação mais ampla. Sempre que houver interesse de programação e viabilidade técnica, TV Senado, Rádio Senado, TV Aldeia, Rádio Difusora Acreana e Rádio Aldeia poderão transmitir programas umas das outras. De acordo com o convênio, a parceria inclui cooperação técnica em “produção, coprodução, cessão, permuta e/ou comodato de produtos técnicos, educativos, científicos e culturais e de outros conteúdos de interesse público, em formato televisivo e radiofônico”.

A TV Aldeia foi instalada no Acre em 1985 e, junto com a Rádio Aldeia FM, Rádio Difusora Acreana e a Agência de Notícias do Acre, compõe o Sistema Público de Comunicação. A TV Aldeia é a única emissora local que alcança os 22 municípios do Estado.

Canal direto com o cidadão – Em 1996 a TV Senado inaugurou as suas transmissões de alcance nacional para TV a cabo com o objetivo de criar um canal direto com o cidadão e levar informação sobre o trabalho legislativo. Em junho de 2000 alcançou as antenas parabólicas de todo o país, oferecendo gratuitamente a programação para a população sem poder aquisitivo para assinar TV a cabo e avançando, assim, para o interior do país. No ano seguinte, o sinal ao vivo já estava na internet. A partir de 2006, a emissora iniciou a sua rede de transmissão de tevê aberta em padrão UHF analógico.

Considerados todos os meios de transmissão, estima-se que a TV Senado tenha um público potencial de, pelo menos, 60 milhões de brasileiros, levando-se em conta uma média de três telespectadores para cada televisor capaz de sintonizar o canal.

Calcula-se em mais de 20 milhões o número de antenas parabólicas analógicas e digitais e são 8,42 milhões de lares com TV por assinatura em quase todos os municípios, segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). E a esses números somam-se, ainda, milhares de domicílios alcançados nas capitais dos nove estados onde a TV Senado possui retransmissão analógica

Transparência – A Rádio Senado, criada em janeiro de 1997, tem como finalidade a transmissão ao vivo das sessões plenárias e das comissões do Senado Federal e do Congresso Nacional e divulgar as atividades realizadas nas dependências da instituição. A programação inclui noticiários, radiodocumentários, programas culturais e peças institucionais, além de uma programação musical com prioridade absoluta para a MPB.

Dessa forma, a Rádio Senado tem contribuído para a transparência das ações legislativas, ao divulgar informação sobre as discussões e a votação de projetos que têm repercussão na vida dos brasileiros. A Rádio Senado em Ondas Curtas transmite na faixa de 49 metros para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E a Rádioagência Senado divulga pela internet, diariamente, todos os áudios dos pronunciamentos dos senadores, na sessão do Plenário e nas reuniões das comissões, para 1500 emissoras de rádio de todo o país. (Da Redação / Agência Senado)

Sair da versão mobile