Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Confirmação de tendência na SPFW: o xadrez permanece no inverno 2011

Se o xadrez já era tendência na primavera e no verão, comunicamos aos fashionistas de carteirinha que as vitrines no inverno ficarão repletas de looks com a estampa. A empresária Rosiany Barreiros esteve nas feiras de moda Fashion Rio e SPFW, e observou a força do xadrez inclusive nos corredores da moda. Ela diz que o grande diferencial dessa retomada é o sex appeal que a tendência tem hoje e nunca teve antes.

1Glu11
Mas ainda tem gente com medo de usá-lo, pensando que vai ficar com cara de festa junina. Bobagem! Para desmistificar esse pensamento, os estilistas mostraram que o xadrez é uma das estampas mais bacanas dessa temporada. E se for casado com peças corretas, fica o máximo! O jeito cool de usar o xadrez no inverno é apostar no estilo grunge, investindo principalmente nas sobreposições. Aposte nessa tendência!

DA RUA ÀS PASSARELAS
Marc Jacobs foi o primeiro a levar a estética do movimento para as passarelas, em 1993, criando uma coleção para a Perry Ellis, baseada no estilo grunge. A coleção, no entanto, não foi bem recebida pela marca, que não queria associar sua imagem clássica aos jovens desarrumados que difundiam uma atitude “antimoda” e acabou demitindo Jacobs. Os adeptos do movimento abusavam de roupas velhas e sujas, de calças rasgadas e das tão faladas camisas xadrezes. Nos pés, sempre coturnos e os velhos tênis All-Star.

1Glu12
COMO SURGIU O XADREZ?
O tecido xadrez (check) foi criado por clãs da Escócia, como alternativa para o tartã (tecido de lã de trama fechada), considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX, foi usado, em princípio, somente em ternos e casacos masculinos, mas logo se tornou popular entre as mulheres. O xadrez ganhou o seu lugar nos guarda-roupas masculinos do mundo todo na década de 90 através do Estilo Grunge, surgido em Seattle (EUA), com o movimento homônimo, que teve como maior ídolo Kurt Cobain (1), vocalista do Nirvana.

O XADREZ DE HOJE
O xadrez chegou para ficar. Ele pode ser usado com jeans, bermudas, com sobreposições e até com ternos. Enquanto o inverno não chega, use suas peças xadrezes de forma mais arejada, fazendo sobreposições impensadas. Misture tudo: regata, camisa, bermudinhas, minissaias, macaquinhos! Tente uma mistura sem esforço de texturas e usando cores que dê liberdade ao look.

1Glu13
PARA ELES: CAMISA XADREZ EM ALTA!
A peça chave da nova onda grunge é a camisa xadrez. Ela retorna para dar uma cor a mais no guarda-roupa masculino, quase sempre tão monocromático. O xadrez está aí para ser usado de todas as maneiras e vai desde uma composição com jeans até a festa à noite.

O ESTILO XADREZ DAS CELEBRIDADES
O xadrez não é tendência só aqui no Brasil. No exterior, as celebridades (meninos e meninas) estão abusando do estilo! Entre os adeptos estão Selena Gomes (2), Lindsay Lohan, Kate Moss e Jenny Humphrey (3) e os fofos Zac Efron, Chris Pine e Justin Timberlake (4).

1Glu14
NOSSAS DICAS
# Pra não engordar, escolha os xadrezes com os quadrados
# Nos dias frios será a hora de usar a estampa em camisas de caimento solto, no estilo boyfriend, com cara de “roubei do namorado”
# Pra dar aquele ar femme, o legal é usar com uma skinny, short, mini, uma sandalhão (estilo peep toes) ou uma sapatilha delicada.
# No inverno, a dica é usar nos pés sapatos, sapatilhas e coturnos

ONDE COMPRAR?
# VLG Sports
# VLG Menswear
# VLG Calçados
# Confira essa e outras propostas no site www.vlg.com.br

Modelos: Diego Guerra e Camila Brozzo
Agência: Oficina de Modelos
Fotografia e tratamento: Isabel Caetano e Marco Brozzo
Agradecimentos: Estúdio Edison Caetano
Produção: Jackie Pinheiro

TOP TEN

DIVERSÃO E ARTE – De 23 a 28 de fevereiro, o Vale do Juruá receberá a primeira edição do projeto de intercâmbio cultural EFEITOS SONOROS, que reunirá no mesmo espaço a arte da artista plástica Jacqueline Valle Mesquita, que preparou uma exposição de quadros com esse tema, e a música da banda de rock Mapinguari Blues, liderada por Ronnie Blues. O evento, patrocinado pela Fundação Garibaldi Brasil, acontecerá no Teatro dos Nauás, em Cruzeiro do Sul, no dia 25 de fevereiro; e no Galpão de Cultura, em Tarauacá, no dia 26.

1Glu15
ESPAÇO CULTURAL
– O projeto Espaço Cultural do Palhuka’s vem revelando bandas locais e trazendo público jovem para ouvir boa música. No sábado, 19, após a magnífica apresentação de Heloy de Castro e de Clenilson Batista, fundador do grupo Capú, apresentou-se a banda FRIDAS. Formado em 2008, por Rebeca (voz), Vladmir (bateria) Alexandre (baixo) e Marcos (guitarra), o grupo toca músicas autorais e também faz um bom cover de bandas de rock nacional. A foto é de Diego Gurgel.

PROMOÇÃO VOLTA ÀS AULAS – A ÓTICA MODERNA está com campanha de volta às aulas nas linhas de óculos de grau e solares. Na compra dos óculos, o estudante ganha 30% de descontos no pagamento à vista e 20% de descontos em pagamento parcelado. Além disso, concorre a um belo par de óculos que será sorteado no mês de março. Vá e conheça o atendimento diferenciado da equipe da casa, comandada pelo consultor óptico Luiz Vasconcelos. Anote o endereço: rua Floriano Peixoto, em frente à Rádio Capital (anexo ao Espaço ZA).

1Glu16
ESTILO XADREZ!
Para harmonizar o seu visual com a divertida estampa xadrez, a dica de Gazeta Estilo é brincar com cores que dê liberdade ao look. Para criar o efeito “boneca”, o produtor Marco Brozzo deu cor ao olhar de Camila Brozzo mesclando sombras em tons verde e salmão (essa no canto interno dos olhos), fazendo o acabamento com lápis e camadas de rímel pretos. Aplicou o blush pêssego nas maçãs do rosto e batom cor de boca nos lábios. Os cosméticos são todos da linha ADCOS MAKE-UP. Onde tem? Nas lojas Rosasfarma.

TRILOGIA DAS CORES NO CINEMACRE – Muita gente não gosta do cinema europeu por achá-lo chato demais. Mas se toda regra tem uma exceção, Krzystof Kieslowski, cineasta polonês, é uma delas. Kies-lowski fez ao total 23 filmes, mas sua obra-prima foi a Trilogia das Cores, que reúne três películas inspiradas nos ideais da Revolução Francesa. A Liberdade é Azul (1993), A Igualdade é Branca (1993) e A Fraternidade é Vermelha (1994) são filmes que remetem às cores da bandeira francesa e em seus significados, e que marcam um dos momentos mais poéticos do cinema da década de 90.

1Glu17
JULIETTE BINOCHE
– A Liberdade é Azul ganhou o Leão de Ouro em Veneza como melhor filme e melhor fotografia, tendo ainda Juliette Binoche (foto) como melhor atriz. Binoche também ganhou o Cesar que foi concedido ao filme nas categorias melhor montagem e melhor som. Para fechar, três indicações ao Globo de Ouro: melhor filme estrangeiro, melhor música e melhor atriz. Caso você ainda não tenha assistido as fitas, aproveite para conhecê-los (ou revê-los) no CINEMACRE, projeto que acontece no auditório da Biblioteca da Floresta, nos dias 26 de fevereiro, 12 e 26 de março.

Sair da versão mobile