Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TORNEIO INÍCIO: Setul fecha planejamento das equipes do interior

O último ano que a Associação dos Cronistas Esportivas do Acre (ACEA) realizou o Torneio Início foi em 2007, retornando este ano com apoio de várias empresas e entidades, entre elas o Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer. A parceria, neste caso, é a vinda das equipes do interior para Rio Branco, onde irão participar do Torneio Início, no próximo dia 27, a partir das 15h, no estádio Antônio Aquino, na Estrada da Floresta.

O secretário-adjunto de Esportes, o doutor Mauro de Deus, confirmou que a logística para trazer para a Capital será via aérea (Náuas) e terrestre (Plácido de Castor, Alto Acre e Adesg). “Já está tudo liberado para a liberação das passagens, restando apenas identificar as pessoas (atletas e comissão técnica) que virão, sendo que no total são 19 passagens”, explicou o dirigente.

Em relação as equipes que se utilizarão do transporte terrestre, Mauro adiantou que serão providenciados três ônibus. “O Hélio César vem fazendo este levantamento para os ônibus no interior (Epitacio-lândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro)”, disse o secretário-Adjunto. Mauro ressaltou a importância da competição e a intenção de “estreitar a parceria com a Acea, com o intuito de trabalhar esse ano junto e fazendo um planejamento para os anos seguintes”.

O técnico Carpegiane Maia, do Náuas, adiantou que a delegação cruzeirense será composta por 14 jogadores, priorizando os mais experientes e os de melhor preparo físico, ressaltando que a intenção é surpreender já no Torneio Início. O embarque para a Capital será na madrugada de sábado e o retorno na madrugada de segunda-feira.

Parceiros – Para tornar realidade o Torneio Início, a Acea conta com os seguintes parceiros: Setul, Fundação Garibaldi Brasil, Lira’s Lanche, Café Contri, Federação de Futebol do Acre, Banco do Brasil, AABB/Rio Branco, Novesa Veículos, Supermercados Araújo, Acre Motors, Acre Publicidade, Polícia Militar/AC e CMP Digital.

Equipes – Serão oito equipes participando do Torneio Início, quatro da Capital e outras quatro do interior. As equipes da Capital são Rio Branco FC, AC Juventus, Atlético Acreano e o Independência FC. Do interior são Alto Acre (Epitaciolândia), Plácido de Castro (Plácido de Castro), Náuas (Cruzeiro do Sul) e Adesg (Senador Guiomard).

Campos Pereira – Logo após o Carnaval, a intenção da Acea é sentar para definir o planejamento do Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira de 2011. A direção da Acea confirmou que haverá um estudo onde estará sentando com a direção da Caixa Econômica Federal (superintendente Aurélio Cruz, assessora Márcia), e a Setul (secretário adjunto de Esportes, Mauro de Deus, e o gerente Hélio César).

O objetivo para a temporada é reforçar a parceria com a Federação de Futebol do Acre, para os melhores do Campeonato Estadual Acreano, programado para acontecer logo após a conclusão do certame local. A outra etapa do prêmio Campos Pereira ocorrerá em dezembro, com data a ser marcada, mas próxima ao dia 8, em comemoração ao Cronista Esportivo.

Lei de Incentivo – A Secretaria de Esportes pretende fazer algumas modificações na Lei de Incentivo ao Esporte, principalmente no que diz respeito a fiscalização dos executores dos projetos. “Queremos implementar entrevistas com os proponentes dos projetos. A intenção não é avaliar quem tem um português bonito, mas saber quem realmente vai executar os projetos”, disse Mauro, na intenção de fazer uma triagem dos “laranjas”.

O secretário-adjunto confirmou que pretende pedir mais fiscais para acompanhar a execução dos projetos. “Vamos pedir um calendário dos promotores, mês a mês, e repassar para a sociedade, interessados e para a imprensa. Assim teremos vários olheiros para avaliar se o projeto atendeu, ou não, o objetivo proposto”, afirmou.

PHD – O doutor Mauro de Deus está na Secretaria de Esportes, porém divide o tempo na possibilidade de realizar um Pós-Doutorado (PHD) na área de Gestão de Esportes. Mauro vem tentando a aprovação em duas faculdades do Rio de Janeiro, o Gama Filho e a UFA, podendo implementar o número de PHD’s no Acre que atualmente é entre 5 a 8.

Sair da versão mobile