Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Abraz monta bazar na IV feira de economia solidária

abraz_10

As mulheres que cuidam de pessoas com mal de Alzheimer e, doenças similares, estão montando um bazar para participar da IV Feira de Economia Solidária, que acontece neste final de semana.  Ontem à tarde, elas realizaram atividades de lazer para os idosos no Hospital das Clínicas.


A presidente da Associação Brasileira de Alzheimer no Acre (ABRAZ/AC), Mariazinha Leitão, disse que as ações da entidade visam, além de arrecadar recursos, despertar uma consciência que relacione a doença aos problemas de saúde pública. “Onde eu estiver peço ajudar”, brinca dona Mariazinha.


O Alzheimer é uma doença progressiva, de causa e tratamento desconhecido, que acomete preferencialmente pessoas idosas. De acordo com a enfermeira Emmanuelly Nóbrega, as primeiras manifestações são pequenos esquecimentos, que vão se agravando gradativamente. “Os pacientes se tornam confusos e agressivos, com distúrbios de conduta e terminam por não reconhecer os próprios parentes”, explicou.


Os principais lemas da Abraz, de acordo Emmanuelly, são a solidariedade e a informação. “À medida que os familiares conhecem melhor a doença e sua provável evolução, vários recursos e estratégias podem ser utilizados com sucesso”, disse a enfermeira para quem acredita ser sempre possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares.

 

abraz_11

Sair da versão mobile