Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim inaugura creche no bairro Morada do Sol

PREF-RAIMUNDO-ANGELIM9-MVO prefeito Raimundo Angelim inaugurou ontem, 3, a Creche Francisca Maia, localizada na Rua  Vênus, no bairro  Morada do Sol.  A unidade atende a 80 crianças de até três anos com atividades lúdicas, educacionais e de movimento dentro dos parâmetros de ensino específicos para aquele público monitorados pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Construída  em alvenaria, a obra  conta com  refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha e despensa, e ampla sala de leitura. As crianças entram às 7h e saem às 17h. Ao longo do dia,  recebem quatro refeições (café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde), descansam ou dormem ao som de música ambiente.

Foram construídos banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, além de outros equipamentos de acessibilidade. Estiveram presentes familiares de Francisca Maia, falecida em 2010;  secretários municipais, autoridades civis e militares, como o soldado Edvaldo, coordenador do Programa Escolar de Erradicação das Drogas (Proerd), e o promotor Francisco Maia, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual; além de lideranças políticas e comunitárias, como os vereadores Rodrigo Pinto, presidente em exercício da Câmara de Vereadores;   Professor Roger e Sargento Viei-ra. Angelim voltou a elogiar o trabalho desenvolvido pela Seme: “se há uma coisa que me orgulha é o trabalho feito pela nossa Secretaria de Educação”, disse, fazendo especial referên-cias às pessoas que trabalham nas creches, local em que, observou o prefeito, a dedicação é de 100%. “Devemos estar assim, sempre com o coração aberto às boas coisas”, completou.

O nome da escola presta homenagem à professora que iniciou a carreira aos 17 anos em Cruzeiro do Sul. O prédio possui pé-direito alto, o que  garante maior luminosidade e conforto térmico; instalações hidro-sanitárias e elétricas de primeira qualidade; pintura com padronizações de cores e revestimentos; muro no padrão da Prefeitura; urbanização da área interna com jardim e bancos; parque infantil destinado à recreação e calçamento. A secretária Cláudia Cunha, de Obras Públicas e Desenvolvimento Urbano, apresentou detalhes do projeto.

Gestão de Angelim transformou o sistema de creches
A evolução do sistema de creches é visível em Rio Branco. Em 2004, quando assumiu a Prefeitura, Angelim encontrou sete estabelecimentos do gênero mas todos sem as condições para o melhor atendimento à criança. Hoje, conforme lembrou o secretário Moacir Fecury, são doze creches. As unidades antigas eram adminitradas pela Secretaria de Ação Social e foram transferidas para a Seme.

Após deixarem a creche, as crianças seguem para as etapas iniciais do ensino infantil, modalidade que Rio Branco avança sistematicamente rumo à melhor qualidade. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os alunos das primeiras e quartas séries da capital acreana estão acima da média nacional em rendimento escolar. Os números mostram que 67% de todas as crianças deixaram a primeira série totalmente alfabetizadas. Com base no MEC, das 70 escolas do município, 45 obtiveram índices de aproveitamento entre 70% e 100%.

Os dados são resultado de prova realizada por 6,2 mil alunos da rede pública municipal de ensino. A média nacional é de 54%. O salto qualitativo da educação em Rio Branco deve-se em grande parte aos investimentos feitos em parceria com o Governo do Estado, que permitiram o aumento da disponibilidade de vagas e a reestruturação, reforma e ampliação de escolas. É de se destacar também os fortes investimentos na formação dos professores, direção das escolas e pessoal de apoio. Para se ter uma idéia, em 2005, a rede pública municipal atendia 13 mil crianças do ensino infantil e fundamental. Em 2010 este número saltou para 42 mil alunos. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile