11 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Angelim inaugura mais uma escola infantil no Palheiral

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
02/02/2011 - 13:33
Manda no zap!CompartilharTuitar

O prefeito  Raimundo Angelim inaugurou ontem, 1º, a escola municipal  Maria Adeíza Rodrigues Pereira, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Palheiral. A unidade atende a 224 alunos da educação infantil, no período da manhã e tarde, e pratica os parâmetros curriculares estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Construída em alvenaria, a obra conta com  refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha e despensa, e ampla sala de leitura.
Angelim-escola
Foram construídos banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, além de outros equipamentos de acessibilidade. Estiveram presentes familiares de Maria Adeíza, falecida em 2005; secretários municipais, autoridades civis e militares, como o major Juvenal, da Polícia Militar, e o promotor Francisco Maia, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual; além de lideranças políticas e comunitárias, como o vereador Professor Roger.

O nome da escola presta homenagem à professora que por mais de vinte anos atuou no magistério, sempre atuando na educação infantil. A  cobertura e o forro foram trocados, com aumento do pé-direito das salas, o que garantirá maior luminosidade e conforto térmico; foram colocadas novas instalações hidro-sanitárias e elétricas; nova pintura com padronizações de cores e revestimentos; novo muro no padrão da prefeitura para escolas municipais; urbanização da área interna da escola: com calçadas, jardins e bancos; parque infantil destinado à recreação e foi feita uma nova calçada.

Para o prefeito, as crianças não representam apenas o futuro de uma sociedade mas são causa e efeito do presente. “As crianças são protagonistas de nossa era”, disse, defendendo os avanços implementados pela educação infantil na Capital acreana nos últimos anos. Nesse contexto, Angelim elogiou o trabalho desenvolvido do professor Moacir Fecury, secretário municipal de Educação. “Ele tem feito um belíssimo trabalho”, disse, lembrando que todas as conquistas tem sido possíveis pela ação em equipe e parcerias. “Uma escola dessa é uma porta que se abre para nossas crianças”, completou Angelim.

De acordo com a diretora da escola Jakeline Simão, a unidade foi edificada sobre um terreno antes abandonado, cheio de mato e lixo. Parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) possibilitou a obra.  Os alunos fizeram apresentação de cântico do projeto “Minha Música Preferida” e de teatro de fantoche.

Pacto pela Educação e o novo tempo no ensino infantil da Capital – O Pacto pela Educação assinado entre a Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado pesou favoravelmente para a estruturação de uma rede educacional na Capital. Segundo o acordo, estão sendo investidos mais de R$ 39 milhões no ensino fundamental e médio.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A parceria trouxe resultados positivos para o município. O programa denominado Matrícula Cidadã, resultado da parceria e que acabou com as filas de matrícula na porta das escolas, estabelecendo um novo tempo para a educação básica no município. Um exemplo é refletido na vida de Raimundo Nascimento, funcionário público e avô de Rafael, de quatro anos, que ficou extremamente animado pelo fato de estudar próximo de casa.  Raimundo, que cria o netinho, mora no bairro Boa União. “Ele está feliz. Aqui o Rafael encontra com os amigos, estuda e se diverte. Estamos muito animados também”, disse Raimundo.

O regime de colaboração está previsto na Lei de Diretrizes Básicas (LDB), mas sua implementação enfrenta obstáculos em todo o país. A experiência foi juridicamente ampliada com o advento da lei 1.694, que criou o Sistema Estadual de Educação. Entre as capitais brasileiras, Rio Branco possui o terceiro melhor aproveitamento, segundo avaliação do sistema Rede de Aproveitamento de Boas Práticas nos Municí-pios. (Ascom PMRB)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Câmara inicia trabalhos na Aleac

Próxima Notícia

Jorge Viana estreia no Senado Federal secretariando eleição da mesa diretora

Mais Notícias

Vinicius Schmidt / Metrópoles
2º destaque

URGENTE! Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por plano de golpe

11/09/2025
Foto: Arquivo/Polícia Penal
1º destaque

Governo do Acre nomeia aprovados em concurso do Iapen; veja lista

11/09/2025
Foto: Marcos Santos/Secom
4º destaque

Mais três cidades do Acre afetadas por desastres receberão recursos para defesa civil

11/09/2025
Palhaço Peteleco visita vereadores e pede sede para instituto que atende crianças com câncer e autismo
5º destaque

Palhaço Peteleco visita vereadores e pede sede para instituto que atende crianças com câncer e autismo

11/09/2025
Foto: Arquivo/MPF
Geral

Ministério Público Federal apura irregularidades em agência do INSS em Rio Branco

11/09/2025
Governo promove cursos voltados para servidores públicos; veja como participar
6º destaque

Governo promove cursos voltados para servidores públicos; veja como participar

11/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Jorge Viana estreia no Senado Federal secretariando eleição da mesa diretora

Câmara empossa os 513 deputados eleitos em 2010

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre