Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim inaugura mais uma escola infantil no Palheiral

O prefeito  Raimundo Angelim inaugurou ontem, 1º, a escola municipal  Maria Adeíza Rodrigues Pereira, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Palheiral. A unidade atende a 224 alunos da educação infantil, no período da manhã e tarde, e pratica os parâmetros curriculares estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Construída em alvenaria, a obra conta com  refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha e despensa, e ampla sala de leitura.
Angelim-escola
Foram construídos banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, além de outros equipamentos de acessibilidade. Estiveram presentes familiares de Maria Adeíza, falecida em 2005; secretários municipais, autoridades civis e militares, como o major Juvenal, da Polícia Militar, e o promotor Francisco Maia, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual; além de lideranças políticas e comunitárias, como o vereador Professor Roger.

O nome da escola presta homenagem à professora que por mais de vinte anos atuou no magistério, sempre atuando na educação infantil. A  cobertura e o forro foram trocados, com aumento do pé-direito das salas, o que garantirá maior luminosidade e conforto térmico; foram colocadas novas instalações hidro-sanitárias e elétricas; nova pintura com padronizações de cores e revestimentos; novo muro no padrão da prefeitura para escolas municipais; urbanização da área interna da escola: com calçadas, jardins e bancos; parque infantil destinado à recreação e foi feita uma nova calçada.

Para o prefeito, as crianças não representam apenas o futuro de uma sociedade mas são causa e efeito do presente. “As crianças são protagonistas de nossa era”, disse, defendendo os avanços implementados pela educação infantil na Capital acreana nos últimos anos. Nesse contexto, Angelim elogiou o trabalho desenvolvido do professor Moacir Fecury, secretário municipal de Educação. “Ele tem feito um belíssimo trabalho”, disse, lembrando que todas as conquistas tem sido possíveis pela ação em equipe e parcerias. “Uma escola dessa é uma porta que se abre para nossas crianças”, completou Angelim.

De acordo com a diretora da escola Jakeline Simão, a unidade foi edificada sobre um terreno antes abandonado, cheio de mato e lixo. Parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) possibilitou a obra.  Os alunos fizeram apresentação de cântico do projeto “Minha Música Preferida” e de teatro de fantoche.

Pacto pela Educação e o novo tempo no ensino infantil da Capital – O Pacto pela Educação assinado entre a Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado pesou favoravelmente para a estruturação de uma rede educacional na Capital. Segundo o acordo, estão sendo investidos mais de R$ 39 milhões no ensino fundamental e médio.

A parceria trouxe resultados positivos para o município. O programa denominado Matrícula Cidadã, resultado da parceria e que acabou com as filas de matrícula na porta das escolas, estabelecendo um novo tempo para a educação básica no município. Um exemplo é refletido na vida de Raimundo Nascimento, funcionário público e avô de Rafael, de quatro anos, que ficou extremamente animado pelo fato de estudar próximo de casa.  Raimundo, que cria o netinho, mora no bairro Boa União. “Ele está feliz. Aqui o Rafael encontra com os amigos, estuda e se diverte. Estamos muito animados também”, disse Raimundo.

O regime de colaboração está previsto na Lei de Diretrizes Básicas (LDB), mas sua implementação enfrenta obstáculos em todo o país. A experiência foi juridicamente ampliada com o advento da lei 1.694, que criou o Sistema Estadual de Educação. Entre as capitais brasileiras, Rio Branco possui o terceiro melhor aproveitamento, segundo avaliação do sistema Rede de Aproveitamento de Boas Práticas nos Municí-pios. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile