Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim visita obras do Parque Linear Manoel Julião

O prefeito Raimundo Angelim visitou ontem, as obras de implantação do Parque Linear Manoel Julião, cujo projeto   nasceu em 2007 a partir da  necessidade de urbanização  daquele espaço, dado estar vazio e em sofrendo com o abandono e a degradação. A área vinha sendo utilizada como depóstio de lixo, favorecendo a ações de vândalos, além de serem áreas sujeitas a ocupações indevidas por ser tratar de área de preservação permanente (APP) e ser parte da área verde  do Conjunto Manoel Julião. É o segundo parque linear construí-do por  Angelim.

Acompanharam o prefeito a secretária municipal de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, a  assessora especial de Gabinete, Dora Monteiro, e os secretários Cezário Braga (Serviços Urbanos) e Oly Duarte (Imprensa), além de técnicos e gestores municipais. Angelim avaliou positivamente o projeto e pediu que as pessoas cuidassem  da área. “É um espaço que queremos seja das famílias. Que as pessoas freqüentem e preservem”, disse.

Com custo muito baixo, o  Parque Linear Manoel Julião está implantado na área de nascente do Igarapé Manoel Julião, afluente do Igarapé Fundo. O trabalho é feito através de uma abordagem  participativa com a colaboração da comunidade e de vários parceiros, utilizando materiais oriundos de doação e recicláveis (garrafas PET, madeira apreendida pela fiscalização e de sobras de construções).  Foram usadas 14 mil garrafas PET para a construção da trilha de 380 metros. Alguns dos bancos são de castanheira, resultado de apreensões e doados pelo  Imac e Ibama.

O PL Manoel Julião tem como diferencial a conceituação do reciclável e do paisagismo. Há quatro anos, a Prefeitura implantou bosque em parceria com a Escola João Aguiar, localizada  ao lado do parque, com espécies como a leucena, que está sendo substituída por árvores regionais, como o ipê e o açaí. Ali estão sendo construídos  bancos, pista de caminhada, academia aberta e playground, os quais, segundo a proposta da prefeitura, irão contribuir com a proteção de área verde da nascente e proporcionar lazer e melhoria da qualidade de vida daquela comunidade. Preservar nascentes é política de governo na prefeitura.

Desde 2004, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) vem trabalhando no reflorestamento de matas cilitares em nascentes e ao longo dos cursos d´água, realizando também limpeza e desobstrução de trechos de leitos de rios e igarapés de Rio Branco.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile