Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos da rede estadual voltam às aulas nesta segunda

Nesta segunda-feira, 14, as férias chegam ao fim para os 155 mil alunos da rede pública estadual. Para marcar a data, o secretário de Educação, Daniel Zen, participará de duas aulas inaugurais. A primeira acontece às 8 horas na Escola Serafim da Silva Salgado, no bairro Aeroporto Velho. No período da tarde, às 13h30, o evento ocorre na Escola Antonio Fernandes, no bairro Santa Inês.
Volta-as-aulas1302
O evento que dá início oficialmente ao ano letivo vai reunir gestores dessas escolas, professores, alunos, funcionários de apoio e equipe técnica da SEE. A escolha dessas instituições se deu pela efetiva participação nas inúmeras iniciativas desenvolvidas ao longo de 2010 como: Mais Educação, Escola Aberta, Amigos da Escola, Viaja Mais Jovem, programas de combate à dengue entre outros.

Atualmente de acordo com o censo escolar de 2010, realizado pelo Ministério da Educação-MEC, a rede pública estadual compreende 671 unidades educacionais, sendo 180 urbanas e 481 rurais, que são atendidas por aproximadamente 6.400 professores. Para atender a demanda crescente o Governo realizou recentemente um concurso que incorporou mais 432 docentes ao quadro de professores efetivos do Acre.

Com a melhoria dos indicadores nas avaliações realizadas pelo MEC, onde o Acre tem se destacado no cenário na-cional tem crescido a cada ano a procura por vagas nas escolas da rede pública estadual. Para atender a expansão crescente o Governo tem investido na construção de novas salas de aula. Nos últimos quatro anos, foram criadas 17 novas escolas, que atendem estudantes desde a 1ª série do ensino fundamental até o ensino médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e programas que visam diminuir a distorção idade/série. 

De acordo com o secretário de Educação, um dos maio-res desafios em 2011 é trabalhar para que nenhuma escola fique prejudicada em relação aos seus quadros e que possamos alcançar bons resultados nos indicadores do Ideb, garantir a universalização do acesso a educação básica. “Esse ano temos algumas inovações, como o pacto da educação todos os municípios e a criação de um Centro de Línguas que beneficiará toda a comunidade escolar”, afirma.

Daniel Zen falou ainda da importância de começar o ano letivo com as aulas inaugurais. “Queremos transmitir um sentimento de segurança e tranqüilidade junto com as equipes das escolas, além da renovação dos desafios e manter o sentimento de unidade no trabalho”. (Assessoria SEE)

 

 

Sair da versão mobile