Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bombeiros, Iapen e PM ganham novas viaturas e equipamentos

O Corpo de Bombeiros do Acre, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Polícia Militar do Estado receberam oficialmente na manhã de ontem, 1º, em solenidade com a presença do vice-governador César Messias; os secretários de Segurança Pública, Reni Graebner, e de Direitos Humanos, Henrique Corinto; e ainda dos comandantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, veículos e equipamentos para reforçar as ações de segurança no Acre.
Viaturas-PM
As viaturas e materiais específicos para uso do Corpo de Bombeiros são resultado de convênios firmados e aprovados durante a gestão do governador Binho Marques. O investimento totaliza quase R$ 3 milhões em recursos próprios e do Governo Federal, por meio de programas como o Pronasci, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Fundo Penitenciário Nacional.

O Corpo de Bombeiros recebeu caminhonetes com tanque reboque, mangueiras para o combate de incêndios estruturais, roupas de proteção para os soldados e de mergulho, cilindros de mergulho, coletes, capacetes especiais para ações em altura, entre outros itens que serão distribuídos nos sete batalhões localizados nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Tarauacá e para o de Sena Madureira, em fase de acabamento e que deverá ser inaugurado ainda neste semestre.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Flores, explica que todos os equipamentos são da rotina da corporação, mas que darão um suporte importante em ações de busca e salvamento, operação de mergulho, captura de animais, combate a incêndios florestais e retirada de vítimas de ferragens. “É difícil mensurar o quanto estamos preparados diante de catástrofes, acidentes naturais, mas com esses equipamentos posso dizer que o Acre está bem equipado para atender as ocorrências, de forma a garantir a segurança da população”, prega o comandante do Corpo de Bombeiros.

O Instituto de Administração Penitenciária recebeu 12 viaturas especializadas em transporte de presos (furgões e ambulâncias). Todas serão destinadas às unidades penitenciárias na Capital e no interior do Estado. O valor do investimento é de R$ 1,9 milhão, proveniente de convênios firmados entre o Governo do Estado com o Fundo Penitenciário Nacional. Além de 1 microônibus, também para o transporte de presos, está em fase de licitação.

O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, informou que os equipamentos e veículos apresentados ontem à população representam apenas uma parte dos que serão entregues às instituições. Ele anunciou, na ocasião, que o Governo do Estado deverá fazer em breve concurso para agentes de polícia. “Representa o fortalecimento da segurança com esse material de trabalho essencial para a segurança da população”, finalizou.

Sair da versão mobile